Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título USO DO ÁLBUM SERIADO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM SERVIÇO DE ENDOSCOPIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MAYRA FERNANDA FERREIRA COSTA SILVA (Relator)
LUCYKELE FERRAZ GONÇALVES
ANTONINHO BARROS MILHOMEM
THAYSON DE SOUSA LIMA
MARIA APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA SERRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Resumo: A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é empregada para investigar a mucosa do trato gastrointestinal superior e pode vir a identificar diversos problemas gástricos de saúde, além de detectar a presença da bactéria denominada Helicobacter Pylori a qual acomete mais de 50% da população e pode culminar com o surgimento de doenças estomacais. Dessa forma, a procura pelos serviços de saúde especializados na área se torna elevada. Objetivo Foi usar o álbum seriado como ferramenta de educação em saúde na sala de espera de um serviço público de endoscopia em Imperatriz-MA, a fim de sanar dúvidas e orientar os pacientes e acompanhantes, antes da entrada na sala de endoscopia. Método: Relato de experiência, utilizando como recurso didático o álbum seriado visando uma educação emancipatória do paciente, através da identificação de possíveis déficits de conhecimentos acerca do procedimento ao qual este será submetido. Resultados: O recurso utilizado consiste em um álbum seriado, criado a partir da percepção do pouco grau de informação dos pacientes atendidos, observado no decorrer das atividades do projeto de pesquisa “Estudo Clínico e Epidemiológico do Helicobacter Pylori e sua Associação com as Afecções Gástricas em Imperatriz-MA”, acerca de informações a respeito do procedimento de EDA em si, bem como dos fatores predisponentes a sintomas dispépticos, como hábitos alimentícios e de vida. Sendo que por meio da aplicação deste, o qual alertava ao que diz respeito à retirada de adornos, importância do acompanhante, abolição do uso indiscriminado de medicamentos, suspensão no dia do exame e/ou ingestão antes das 6 horas da medicação de hipertensos e diabéticos, alimentos e hábitos de vida que devem ser evitados. Conclusão: Pôde-se observar a aceitação dos pacientes ao trabalho realizado, visto que alguns, após a aplicação do instrumento educativo, demonstraram-se satisfeitos, chegando até, a aludirem frases como: “Gostei muito da iniciativa. Muito importante. Quanto mais se sabe das coisas, melhor fica para cuidar da saúde”, “Achei muito bom. Muitas coisas esclarecidas, principalmente sobre a alimentação”, dentre outras a respeito da ação realizada. Logo, através disto, ações de educação em saúde como a abordada, reforçam o quão relevantes são as orientações a serem prestadas pelo profissional enfermeiro aos seus pacientes.