INTRODUÇÃO: O período pré-operatório se inicia no momento em que é decidida a realização de uma cirurgia, seja ela eletiva, de urgência, ou de emergência, e vai até o momento do ato cirúrgico, quando é encaminhado ao centro cirúrgico (NETINA, 2003). Nesse sentido a enfermagem é desafiada a oferecer uma assistência com qualidade, estabelecendo e desenvolvendo ações de cuidado de acordo com cada especificidade cirúrgica. Está pratica tem se configurado um campo de prática para os acadêmicos de enfermagem como agentes transformadores e contribuintes do processo. OBJETIVO: Descrever a vivência de acadêmicos de enfermagem a partir da sua atuação na Sala Pré-anestésica em um Hospital de Ensino da Região Norte do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em um Hospital de Ensino da Região Norte do Ceará, no período de março a junho de 2015, totalizando uma carga horaria de 360 horas. A inserção dos acadêmicos de enfermagem aconteceu através do Internato de Enfermagem, onde foram acompanhadas e vivenciadas ações na Sala Pré-anestésica. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A partir da vivência percebemos que os cuidados de enfermagem visam o preparo físico, psicológico e espiritual do paciente para que o procedimento cirúrgico transcorra da melhor maneira possível. Entre os cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico destacamos a coleta do histórico, exame físico geral, verificação dos sinais vitais, higiene, remoção de prótese dentaria e adornos, troca de roupas, administração de medicação pré-anestésica e transporte ao centro cirúrgico. CONCLUSÃO: Percebemos que a inserção do acadêmico de enfermagem proporcionou, dentro de um processo sistematizado e participativo, o desenvolvimento de competências e habilidades promovendo segurança e confiança ao paciente. REFERÊNCIAS: NETTINA, S.M. Prática de enfermagem. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. |