Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CUIDADOS NO PERIODO PRÉ-OPERATÓRIO: PROCESSO VIVENCIADO PELO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
ANTÔNIO GUSTAVO RODRIGUES DE LIMA (Relator)
EMANUELLA MACEDO SILVA
ILANA MARIA ARAGÃO MENDES
MARCELO DOS SANTOS FEITOZA
VITORIA REGIA PEREIRA DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O período pré-operatório se inicia no momento em que é decidida a realização de uma cirurgia, seja ela eletiva, de urgência, ou de emergência, e vai até o momento do ato cirúrgico, quando é encaminhado ao centro cirúrgico (NETINA, 2003). Nesse sentido a enfermagem é desafiada a oferecer uma assistência com qualidade, estabelecendo e desenvolvendo ações de cuidado de acordo com cada especificidade cirúrgica. Está pratica tem se configurado um campo de prática para os acadêmicos de enfermagem como agentes transformadores e contribuintes do processo. OBJETIVO: Descrever a vivência de acadêmicos de enfermagem a partir da sua atuação na Sala Pré-anestésica em um Hospital de Ensino da Região Norte do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em um Hospital de Ensino da Região Norte do Ceará, no período de março a junho de 2015, totalizando uma carga horaria de 360 horas. A inserção dos acadêmicos de enfermagem aconteceu através do Internato de Enfermagem, onde foram acompanhadas e vivenciadas ações na Sala Pré-anestésica. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A partir da vivência percebemos que os cuidados de enfermagem visam o preparo físico, psicológico e espiritual do paciente para que o procedimento cirúrgico transcorra da melhor maneira possível. Entre os cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico destacamos a coleta do histórico, exame físico geral, verificação dos sinais vitais, higiene, remoção de prótese dentaria e adornos, troca de roupas, administração de medicação pré-anestésica e transporte ao centro cirúrgico. CONCLUSÃO: Percebemos que a inserção do acadêmico de enfermagem proporcionou, dentro de um processo sistematizado e participativo, o desenvolvimento de competências e habilidades promovendo segurança e confiança ao paciente. REFERÊNCIAS: NETTINA, S.M. Prática de enfermagem. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.