Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PREVENINDO ACIDENTES ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
Autores
JOSYMARA DA SILVA DUARTE (Relator)
ANA RAQUEL DO CARMO LOURENÇO
ARIELI RODRIGUES NÓBREGA VIDERES
KENNIA SIBELLY MARQUES DE ABRANTES
NATÁLIA SHEILLA RODRIGUES DE ABRANTES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O acidente é um evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e ou emocionais no âmbito doméstico ou nos outros ambientes sociais. Os acidentes são causa crescente de mortalidade e invalidez na infância e adolescência. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante a implementação de estratégias educativas voltadas para a prevenção de acidentes e primeiros socorros. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações educativas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, no período de maio a dezembro de 2014. O público alvo foi os alunos do 6º e 7º anos, assim como os professores do ensino fundamental II. As atividades foram realizadas em salas de aulas, sob o acompanhamento e supervisão direta e periódica da coordenadora/orientadora. Resultados e Discussão: Percebe-se que os benefícios advindos do projeto de extensão são ímpares para a vida de todos os atores envolvidos no processo de formação pessoal, profissional e civil. Quantos os acadêmicos de enfermagem, estes se beneficiaram não apenas do conhecimento, mas puderam desenvolver habilidades antes não reveladas capazes de favorecer a formação de um estudante crítico, reflexivo e preocupado com os determinantes sociais que atuam no processo saúde-doença. Os alunos e professores, mediadores das ações educativas, puderam desvincular-se de um saber empírico para somar informações capazes de subsidiar um saber prático e científico voltado para a prevenção e noções de primeiros socorros sobre queimaduras, quedas, choque elétrico, intoxicação exógena, convulsão e desmaio, dentre outras temáticas. A cada atividade, percebeu-se a satisfação desses atores em participar do projeto, em contribuir com as exposições através de suas vivências. Foram inúmeras dúvidas, e com elas, a surpresa e alegria de saber o que fazer mediante um acidente, seja no âmbito escolar, doméstico ou em vias públicas. Pode-se contribuir também, embora que minimamente, com o serviço de emergência, no sentido de reduzir o número de ocorrências desnecessárias ou falsas, uma vez que aos participantes foram expostas as situações de quando solicitar o SAMU e a importância de não realizarem o trote. Conclusão: Projetos que apresentem esse caráter social devem continuar sendo desenvolvidos e explorados pelas escolas e serviços parceiros a fim de que se mude o perfil das vítimas de acidentes nesse país.