Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
ANA RAQUEL DO CARMO LOURENÇO (Relator)
JOSYMARA DA SILVA DUARTE
SILVANA MARIA BRAGA MENEZES NEVES
ANA PATRICIA ARRAIS SILVA
JOSIMEIRE RIBEIRO DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A Educação continuada pode ser conceituada como um programa que auxilia na formação e no desenvolvimento teórico-prático dos profissionais de saúde tendo como objetivo manter a equipe atualizada no processo educativo para assim, oferecer uma assistência qualificada aos usuários do sistema. Além disso, tem como finalidade aprimorar as habilidades adquiridas e renovar conhecimentos ultrapassados, construindo novos saberes. O enfermeiro desempenha um importante papel nesse processo educativo, por estar à frente das diversas atividades na Estratégia Saúde da Família, exercendo função de educador em saúde dentro e fora da unidade, conforme as suas bases conceituais. Objetivos: O estudo tem como objetivo destacar a importância do processo educação-saúde, bem como avaliar o papel do enfermeiro na construção desse conceito. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, sendo realizado entre o período de janeiro a abril de 2015, com base nos dados encontrados em artigos on-line. A revisão foi ampliada através da busca de referências bibliográficas relevantes que tratasse da temática proposta. Resultados: O enfermeiro tem importante papel nesse processo ao passo em que ele consegue gerir a unidade e os profissionais de modo a engajar a equipe. Mas alguns estudos mostraram que o enfermeiro se apresenta distante na prática de atividades educativas. Ainda, observa-se uma diferença entre necessidade e realidade do serviço de enfermagem, para isso devem-se buscar capacitações. Para se realizar uma educação continuada de qualidade deve-se primeiramente conhecer a realidade do serviço e os problemas existentes, e assim fornecer um suporte teórico para que os próprios sujeitos envolvidos consigam identificar suas limitações, adequações ou não de sua prática, para que assim, consigam transformar e melhorar a sua atuação, tendo em mente a responsabilidade em garantir uma assistência de qualidade ao usuário. Conclusão: A educação continuada é, portanto, o programa responsável pela melhoria na assistência e pela qualificação dos profissionais de saúde. Sendo de total importância que haja a integração e o interesse de toda a equipe para se manter atualizada no processo educação-saúde.