Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIENCIA DA DISCIPLINA DE TANATOLOGIA
Autores
KELCIONE PINHEIRO LIMA JOTER (Relator)
SAMIRA ROCHA MAGALHÃES DE ALENCAR
VERÔNICA PEREIRA LOPES
ANA LINHERES PINTO
ANTÔNIA TAVARES MACIEL
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A simulação realística é reconhecida como um conjunto de técnicas elaboradas com o intuito de recriar, de forma substitutiva e ampla, um espaço laboral e terapêutico que permita a participação do aprendiz sobre o tema estudado (GABA D., 2004). Essa técnica contribui para aquisição de uma postura mais confiante do futuro enfermeiro, que tomará decisões de forma estrategicamente planejada em benefício dos indivíduos e famílias (BUSANELLO J et al, 2011). Diante do conceito de simulação realística observamos a necessidade de utilizar essa técnica durante a disciplina de tanatologia, simulando a entrevista familiar para doações de órgãos. OBJETIVO: descrever a experiência de aplicação prática do projeto de simulação realística na disciplina de tanatologia para doação de órgão e tecidos.METODOLOGIA: Trata?se de um relato de experiência sobre a simulação da entrevista familiar para doação de órgão e tecidos durante a disciplina de tanatologia em uma Faculdade privada do interior do estado do Ceará, o referido estudo foi aplicado aos alunos do 8º semestre, em maio de 2015. Na elaboração do conteúdo programático da disciplina de tanatologia foi incluido os assuntos morte encefálica e doação de órgãos, por serem assuntos pertinentes à atuação dos enfermeiros, principalmente os que atuam nas CIHDOTT’s (Comissões Intra Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes).RESULTADO:A simulação realística foi realizada pelos próprios alunos, a turma foi dividida em quatro grupos, dois grupos ficaram responsáveis por simular a cena da família utilizando casos clínicos elaborados pela docente e os outros dois grupos para simularem os enfermeiros que trabalham em uma CIHDOTT’s. A atividade de simulação realística foi explorada em várias realidades e situações-problema, para que a prática fosse aprimorada e, dessa forma, valorizada em estruturas curriculares. CONCLUSÃO: A simulação foi importante por proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar ainda em sala de aula uma situação de dor dos familiares diante da perda do ente querido e ao mesmo tempo terem a oportunidade de realizar uma entrevista para doação de órgãos, utilizando as técnicas estudadas na teoria.