Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
ALLANA NAYARA BORGES FERREIRA (Relator)
PAOLA COSTA DA COSTA SILVA
LANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO Sabe-se que a educação permanente configura-se em uma importante estratégia para melhoria do processo de trabalho dos profissionais de saúde, com destaque para equipe de enfermagem, no tocante a humanização do cuidado. Assim, faz-se necessário compreender como as estratégias de educação permanente tem impactado o cuidado prestado pela equipe de enfermagem OBJETIVO Sumarizar os saberes dos estudos que versam sobre a interface entre humanização do cuidado de enfermagem e educação permanente. METODOLOGIA Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, em base documental, baseada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura. Foram incluídos trabalhos completos e relatos de experiência, nas línguas inglês e português. A busca deu-se nas bases de dados SciELO e LILACS MEDLINE e BDENF, utilizando-se os descritores “Humanização da assistência”, “educação continuada” e “equipe de enfermagem”. RESULTADOS Foram selecionados 08 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Observou-se que as ações de educação permanente desenvolvidas junto aos profissionais de enfermagem acontecem prioritariamente no âmbito hospitalar, em detrimento a atenção básica. Ademais, as ações educativas corroboram com a efetivação do cuidado integral, da promoção a saúde e da melhoria na qualidade de vida tanto dos pacientes cuidados quanto da equipe de enfermagem que presta o cuidado. Todavia, tais ações são insuficientes, se comparadas às demandas apresentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) CONCLUSÃO Evidencia-se a necessidade de maiores investimentos na implantação de política de educação permanente, além do comprometimento de todos os atores envolvidos no processo educativo.