Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título SABERES E PRÁTICAS DOS ADOLESCENTES ESCOLARES EM RELAÇÃO AS DST/AIDS NO INTERIOR DO NORDESTE
Autores
JÉSSICA KELLY RAMOS CORDEIRO (Relator)
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
MARQUIONY MARQUES DOS SANTOS
ILDONE FORTE DE MORAIS
GLÁUCYA RAQUEL SOUZA DA FONSÊCA DUTRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: O tema sexualidade na adolescência tem sido alvo de muitos estudos na atualidade, dentre os principais motivos destacam-se as vulnerabilidades inerentes a esta faixa etária. Nesse momento de grandes transformações biopsicossociais costuma ocorrer à iniciação sexual, muitas vezes sem a orientação prévia e regrada de muitas dúvidas e receios, que possibilitaria aos adolescentes fazerem escolhas aleatórias, considerando desejo, prazer e riscos. OBJETIVO: Avaliar os saberes e práticas dos adolescentes escolares em relação às DST/Aids no interior do nordeste brasileiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa do tipo inquérito CAP (conhecimento, atitude e prática) realizado no primeiro trimestre de 2014 nas escolas da cidade de Parelhas-RN, com estudantes, de ambos os sexos, que possuísse idade maior que 14 anos e menor que 19 anos. Para a coleta dos dados foram aplicados dois questionários eletrônicos confidenciais e interativos, inseridos nos computadores da própria escola. Na análise dos dados, a tabulação inicial foi realizada através do programa Microsoft Office Excel®. A análise estatística foi realizada pelo programa SPSS. O referido estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Protocolo nº 21155813.1.0000.5294. RESULTADOS: Os resultados do estudo apontam que a maioria dos entrevistados possuem o conhecimento inadequado referente às DST/aids, com destaque para algumas práticas sexuais como, o início a atividade sexual precoce, a diminuição da frequência do uso do preservativo nas relações sexuais e a multiplicidade de parceiros referido por uma parcela expressiva do estudo, que evidenciam lacunas importantes que favorecem o aumento das DST’s. CONCLUSÃO: Espera-se que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde que atuam em programas de prevenção e promoção da saúde do adolescente, bem como intensificar as ações dos serviços de saúde nas escolas de ensino básico.