Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS SOBRE O CUIDADO DE ENFERMAGEM
Autores
HÉRYKA DA SILVA PATRÍCIO (Relator)
YDDA MARLYNNI BENÍCIO DE QUEIROZ
LUIZA MALÚ DEMÉTRIO RIBEIRO
FRANCISCA VANESSA NOGUEIRA NOBRE
MARIA EUDENIA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Cuidado é um referencial para a enfermagem é, portanto, o modo de ser da profissão. Cuidar é a ideologia moral da enfermagem que tem como finalidade a proteção, o crescimento e a preservação da dignidade humana. O cuidado humano envolve virtudes, anseios e o compromisso de cuidar, além de envolver conhecimento, atos e implicações. Objetivou-se analisar a percepção dos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem em relação ao cuidado de enfermagem e identificar atributos essenciais ao cuidado e sentimentos envolvidos no ato de cuidar sob a ótica dos acadêmicos. Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa que busca analisar a percepção dos acadêmicos em relação ao cuidado. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Quixadá, entre fevereiro e março de 2015. Com acadêmicos do primeiro, quinto e nono semestres da graduação de enfermagem, maiores de dezoito anos. A coleta foi feita através da formação de três grupos focais e aplicação de entrevista com quatro questões. Os dados foram gravados, transcritos e analisados. O estudo obedeceu as exigências da Resolução n° 466/12. Após análise dos dados, emergiram nove idéias centrais, e nove Discursos de Sujeito Coletivo para discussão dos resultados foram categorizados três temas: Evolução da percepção acerca da importância do cuidado para a Enfermagem durante a graduação, atributos essenciais ao cuidado e sentimentos envolvidos no cuidar. Os acadêmicos consideram o cuidado como fundamental à enfermagem. Além disso, verificou-se que os alunos do primeiro semestre vêem o cuidado como sendo desempenhado por afinidade, ou seja, pelo fato de gostar, relegando-se a segundo plano a cientificidade do ato. Os alunos do quinto semestre possuíam uma visão tecnicista, com ênfase na importância de aprender a fazer os cuidados técnicos, a possuir confiança ao desempenhar cuidados. Os alunos do nono semestre consideram importante o cuidado afetivo e principalmente, o cuidado efetivo e revelaram também a percepção acerca da importância da gestão da assistência e do caráter político da profissão. Conclui-se que a importância evolui de forma satisfatória, e aos atributos essenciais ao cuidado nos semestres iniciais são voltados a ausência de cientificidade, caminham até a necessidade de saber fazer e chegam até a necessidade de saber fazer e decidir fazer.