Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA DE UM JARDIM TERAPÊUTICO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GABRIELA COSTA SOARES (Relator)
JOÃO DE DEUS DE ARAÚJO FILHO
ALINE CONSTANTINA DA SILVA
IVÂNIA RAQUEL MEDEIROS DA NÓBREGA
DÁCIO MICHEL DA CRUZ SOUZA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As opções terapêuticas, comprovadas cientificamente, mais utilizadas são substancias de síntese química laboratorial e sintética. Como proposta contrária e mais saudável, surge as plantas medicinais ou preparações destas para tratamento ou prevenção de patologias. Seu uso tem grande relevância cultural e socioeconômica e, em sua maioria, é usado como ferramenta farmacológica alternativa na cura e/ou tratamento de diversas enfermidades. A popularização das plantas medicinais vem aumentando, gradativamente, pela inserção no setor farmacêutico em forma de fitoterápicos. Objetivos: Demonstrar através de um jardim terapêutico quais as plantas medicinais mais utilizadas na região do Seridó-RN, seus efeitos, composição, como são manipuladas e comercializadas. Metodologia: Os discentes do 4º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN na disciplina Enfermagem e Processos Terapêuticos adaptaram uma sala de aula, fazendo uma ambientação em formato de jardim, com plantas em jarros sobre as mesas, música suave, areia, pedras e folhas no chão. Um ambiente para relaxamento, onde o participante, por livre e espontânea vontade, entrava na sala de aula com os olhos vendados e pés descalços, utilizando-se apenas do tato, olfato, paladar e audição, percorrendo um caminho projetado em forma de círculo, contemplando todas as plantas em exposição. Resultados: Foi perceptível a contribuição do jardim terapêutico no bem estar físico e mental dos participantes, relatando sensações de conforto, tranquilidade, paz e de aprendizado sobre as plantas em exposição na sala de aula. O jardim terapêutico contribuiu para os discentes como componente importante na formação em saúde, sabendo-se que o conhecimento das plantas medicinais é imprescindível na formação profissional, em especial do enfermeiro. Conclusão: Enquanto futuros profissionais, a utilização de plantas medicinais e o contato com a natureza retomam a valorização científica, técnica e ética do uso das plantas e condições harmoniosas na garantia e recuperação da saúde. Trabalhar contra a excessiva medicalização, em favor de uma área da saúde mais integral e holística, contribui no tratamento e/ou cura das mais diversas patologias, trazendo resolutividade para muitos agravos físicos, emocionais e espirituais dos sujeitos.