Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ATOS EDUCATIVOS À FAMILIA DO PORTADOR DE HANSENÍASE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LÍVIA MARIA FREIRE SILVA (Relator)
CICERA MARIA LACERDA DE OLIVEIRA
LAIANE DA SILVA
RAYLESSA VIEIRA MACIEL
ÁLLISSAN KARINE LIMA MARTINS
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycrobacterium Leprae, de caráter crônico e que atinge a pele e os nervos periféricos. Os pacientes acometidos pela hanseníase apresentam comprometimento da autoestima, colocando-os em vulnerabilidade para o sofrimento psíquico. Nesse processo, a família mostra-se como elemento de apoio, sendo necessárias ações educativas dos profissionais de saúde que os sensibilize para o exercício desse papel. OBJETIVO: Relatar experiência de atos educativos junto a familiares de portadores de Hanseníase. METODOLOGIA: Relato de experiência de proposta educativa realizada em uma Unidade Básica de Saúde, no município de Cajazeiras – PB junto aos familiares de portadores de hanseníase. Para o planejamento, os discentes contactaram previamente a enfermeira e dos agentes comunitários de saúde (ACS). A atividade educativa ocorreu no mês de fevereiro de 2015, utilizando-se de várias estratégias como a dramatização, dinâmicas grupais e oficina expositiva. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na atividade, ficou evidente o baixo conhecimento pelos familiares das formas de contágio e tratamento da hanseníase. Os sentimentos relacionados à doença foram o medo, a vergonha e baixa autoestima. Durante a ação, os participantes interagiram com os discentes através de uma dinâmica de perguntas e relataram algumas experiências vividas. Após a apresentação, verbalizaram a importância do apoio da família ao portador de hanseníase, reconhecendo a necessidade do encorajamento por parte da família aos doentes para o tratamento e sua adesão. CONCLUSÃO: Percebe-se que a educação em saúde é o caminho necessário para envolver a família e o portador de hanseníase no diagnóstico e tratamento da doença. A experiência permitiu aos discentes reconhecer o papel estratégico da educação em saúde a fim de oportunizar um cuidado integral em saúde, em especial aos portadores de hanseníase e seus familiares.