Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA EM EPIDEMIOLOGIA PARA A ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DELLANIO DIONE DE OLIVEIRA ARAÚJO (Relator)
GABRIELA KARINE SOUZA DA FONSÊCA
ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA
ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas a epidemiologia vem ocupando lugar de destaque nos cursos de formação em saúde, na investigação científica e como tecnologia nos serviços de saúde. Na enfermagem essa disciplina abrange os conteúdos técnicos e metodológicos para intervenção na assistência coletiva e individual, fugindo da abordagem puramente clínica, individualizada, procedimental e curativista, esperada por muitos acadêmicos que ingressam no curso. Neste sentido, o projeto de monitoria em epidemiologia se constitui numa oportunidade para dinamizar o processo ensino-aprendizagem na graduação, aperfeiçoando a ação educativa e a formação do discente, através de experiências na organização e problematização do ensino, articuladas às atividades de pesquisa e extensão. OBJETIVO: Objetivou-se descrever as estratégias de ensino aprendizagem desenvolvidas e a dinâmica da atividade de monitoria na disciplina de Epidemiologia para enfermagem em uma instituição de ensino superior pública da Região do Seridó, Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: Relato de experiência do projeto de monitoria executado de setembro/2014 a fevereiro/2015, na disciplina de Epidemiologia e Enfermagem, ofertada no 3° período da graduação em Enfermagem. Os sujeitos envolvidos foram um aluno-monitor, quatro docentes e 20 discentes matriculados no curso. A proposta metodológica foi realizada por meio do acompanhamento pelo monitor, juntamente com os professores nas aulas da disciplina, com subsequente realização das atividades de orientação dos alunos. Roteiros de captação da realidade foram elaborados e socializados com os estudantes para guiar as aulas de campo. RESULTADOS: No desenvolvimento da disciplina os conteúdos foram introduzidos em discussões teóricas e vivências durante e após as práticas supervisionadas de aproximação com a realidade do território da unidade básica de saúde; de construção do mapa dinâmico e sala de situação; de aula de campo sobre sistema de informação com o enfoque no eSUS; de visita aos serviços de saúde para aproximação com as ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador. CONCLUSÃO: A experiência da monitoria revelou-se como um fator de fortalecimento para o ensino e aprendizagem em epidemiologia. A adoção de diferentes abordagens pedagógicas que valorizam a articulação teoria-prática dos conteúdos em epidemiologia pode contribuir para a formação, possibilitando a ampliação de discussões e a consolidação de conhecimentos.