Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTUDO CLÍNICO COMO CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE DISCENTES NA ENFERMAGEM
Autores
REGINA DE SOUZA BARROS (Relator)
DAYANA XAVIER DE BARROS
POLIANA NUNES GESTEIRA DE ASEVEDO
KATIA RODRIGUES MENEZES
MANUELA COSTA MELO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo clínico é uma metodologia de pesquisa, onde tornamos científica a experiência empírica, muito difundido na academia, principalmente nas áreas de saúde, em nossa escola ele é amplamente utilizado com uma visão crítica-reflexiva. Esse método enriquece o futuro profissional dos estudantes sob nossa tutela, pois, permite o contato com a realidade. OBJETIVO: Relatar nossa experiência de estudo para uma melhor utilização do estudo clínico em nossa vivência nas Habilidades Profissionais de Enfermagem (HPE), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). MÉTODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na ESCS, durante discussões do grupo do eixo de HPE sobre o uso do estudo clínico como contribuição ao aprendizado dos estudantes da 2ª série do curso de enfermagem no ano de 2015. RESULTADOS: Foi possível a partir desse estudo reavaliar a abordagem do estudo clínico aplicado na instituição dentro da 2ª série do curso de enfermagem, com o estudo em artigos e discussão com os docentes pudemos identificar vários termos que se diferem na utilização do estudo clínico, que alguns julgavam como sinônimos, dentre eles, o estudo de caso e o método de caso, assim determinamos que nossa abrangência refere- se ao estudo clínico, onde o estudante escolhe um paciente, discorre detalhadamente condutas e aprofunda seu aprendizado, problematizando e alcançando metas para chegar aos resultados esperados. CONCLUSÃO: Ao final desse estudo foi possível analisar que a aplicação do estudo clínico é útil e necessário, pois, possibilita aos estudantes desenvolver uma visão de assistência ampla, pautada no conhecimento científico de forma sistemática facilitando a padronização na linguagem do cuidar.