Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autores
WALDEMBERG MIGUEL DA SILVA (Relator)
MARISILDA DE ALMEIDA RIBEIRO
SUZANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As histórias infantis são ótimas ferramentas para trabalhar aspectos da psicologia infantil (imaginação, raciocínio, criatividade etc.), para transmitir valores (ética, amor, respeito, paz, cooperação etc.), promover a cultura e disseminar informações. Segundo o Conceito Ampliado de Saúde, formulado em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, o acesso à alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, e acesso a serviços de saúde são condições necessárias para se garantir a saúde. O que configura inúmeras frentes para a atividade do profissional de enfermagem no contexto da promoção da saúde. As ações da atividade de extensão “Palavra Contada”, vinculada ao PET Conexões de Saberes - Segurança Alimentar, Educação, Saúde e Meio Ambiente, acontecem semanalmente na Escola Municipal Duque de Caxias, situada no distrito agrícola de Pirituba, Vitória de Santo Antão – PE. A estratégia visa atender alunos em séries iniciais do ensino fundamental, facilitando o processo de alfabetização e promovendo o hábito da leitura, através da contação de clássicos da literatura infantil. Objetivos: Descrever as experiências de participação nas ações da atividade de extensão “Palavra Contada” promovida pelo PET Conexões de Saberes - UFPECAV numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão – PE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de um acadêmico do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco campus Vitória, bolsista do programa PET Conexões de Saberes. Os achados foram obtidos através da vivência com as crianças atendidas pela ação e reuniões entre pais, professores e extensionistas. Resultados: As ações se configuram como uma importante ferramenta no auxílio do processo ensino-aprendizagem escolar, proporcionando um ambiente recreativo e pedagógico à criança. Através de uma leitura subjetiva, foi percebida uma melhora no desempenho escolar das crianças atendidas pelo programa. Conclusão: A contação de histórias é uma ferramenta diferencial nos diversos espaços de atuação do profissional de enfermagem, devendo ser aplicada no processo de promoção da saúde e criação de ambientes saudáveis.