Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autores
TATIANE ISABELA DE ARAÚJO (Relator)
EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
THIAGO SANTOS DE ARAÚJO
ANA ALINE MATOS DE MEDEIROS
MARCELA FERNANDES DE ARAÚJO BATISTA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse excessivo relacionada ao trabalho. O Burnout tem índices altos em profissões onde o trabalhador tem contato constante com pessoas e vivem sobre um nível de estres elevado. No exercício profissional da atividade docente encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Frente a estas questões, fica evidente que, tanto na natureza do trabalho do professor como no contexto em que exerce suas funções, esses estressores, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. OBJETIVO: Identificar a prevalência e os fatores associados da Síndrome de Burnout, nos docentes das universidades públicas e privadas do município de Caicó-RN. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos através de dois instrumentos auto aplicados, um contendo variáveis sociodemográfica, ocupacionais, psicossociais e de saúde geral, e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey – MBI para avaliar a síndrome de Burnout voltado para o ensino. A coleta foi realizada do mês de agosto ao mês de outubro de 2014. Foram feitas análises univariada, bivariada (Teste qui quadrado) e um modelo de regressão logística. RESULTADOS: Observou-se que 61,6% dos docentes analisados encontravam-se na fase inicial do burnout. Os indivíduos portadores de qualquer doença de base prévia apresentaram ocorrência de síndrome 67% maior quando comparadas com os que relataram ser sadios. Os professores que relataram grande número de disciplinas ministradas, que lecionam a 31 alunos ou mais por salas de aula e aqueles que não detém exclusividade na atividade docente apresentaram maior ocorrência de Burnout. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa demonstram a importância de considerar o Burnout como um problema de saúde a ser resolvido, a síndrome está constantemente entre nós, o índice de Burnout encontrado nas análises é preocupante, o que confirma que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó-RN é alta.