Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA NEUROPÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOAQUIM GUERRA DE OLIVEIRA NETO (Relator)
GUILHERME GUARINO DE MOURA SÁ
ÁLLAMY DANILO MOURA E SILVA
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA
GAUBELINE TEIXEIRA FEITOSA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A neuropatia periférica sensorial e motora é um dos maiores impactos provocados pelo Diabetes Mellitus, uma vez que é uma complicação mutilante e onerosa para o indivíduo e para o sistema de saúde. A equipe de enfermagem tem um papel essencial no cuidado ao indivíduo com úlcera neuropática, não apenas focando-se na execução do curativo, mas na prevenção de complicações subsequentes. Objetivou-se relatar a vivência de alunos de curso técnico em Enfermagem na assistência prestada a um paciente portador de úlcera neuropática. Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso técnico em enfermagem da Rede e-Tec Brasil/UFPI no município de Guadalupe-PI, durante os estágios supervisionados da disciplina Fundamentos de Enfermagem, na realização de curativos domiciliares para o tratamento de lesão neuropática. O tratamento envolveu curativos realizados duas vezes ao dia, ininterruptamente de novembro de 2014 a junho de 2015 pelos alunos e um enfermeiro, professor da disciplina. Foram realizados cuidados em paciente hipertenso, diabético tipo 2, obeso, vítima de Acidente Vascular Encefálico, semi restrito ao leito e apresentando úlcera neuropática na região distal do MIE. A experiência mostrou que a assistência de enfermagem contínua a um paciente com múltiplas comorbidades é imprescindível e eficaz no processo de cicatrização. Por se tratar de um longo período de realização de curativos, alguns discentes relutavam, porém motivaram-se ao visualizar a evolução no processo de cicatrização. Percebeu-se contribuição recíproca entre a pessoa cuidada, família e estudantes, o que favoreceu a aproximação e confiança nos procedimentos realizados e orientações educativas efetuadas. A experiência também viabilizou maior visão crítica dos discentes para prevenção de lesões de continuidade e aprimoramento das habilidades na execução de procedimentos dessa natureza. O contato dos alunos com associação de coberturas para curativos proporcionou maior vivência com a temática. Através desse estudo, observou-se que a assistência planejada, humanizada, juntamente com a terapia correta, aliada a educação em saúde, foi preponderante para a adesão do paciente ao tratamento e eficaz cicatrização, bem como pode-se observar a importância da inserção dos alunos na prática diária para que, como futuros profissionais tornem-se capazes de promover transformações na realidade ao qual faram parte.