Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTRUTURA DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O CUIDADO À PESSOA COM FERIDA: ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO
Autores
GABRIELA KARINE SOUZA DA FONSECA DINIZ (Relator)
ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
REDIANNE MEDEIROS DA FONSECA
ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
GILSON DE VASCONCELOS TORRES
ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
REDIANNE MEDEIROS DA FONSECA
ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Os cenários de aprendizagem se caracterizam como espaços que oferecem oportunidades de construção do conhecimento e das habilidades para a atuação de estudantes, professores e profissionais de saúde no cuidado à pessoa com ferida. Estes ambientes devem estar munidos com todos os recursos estruturais e materiais, para possibilitar a realização de atividades de ensino-aprendizagem e assistenciais no seu âmbito. A avaliação da estrutura desses espaços pode contribuir na identificação de critérios de adequação, fundamentais à melhoria do ensino e da assistência frente a esse público. OBJETIVO: Objetivou-se elaborar um instrumento para avaliar aspectos relacionados à estrutura dos cenários de aprendizagem para o ensino do cuidado de enfermagem à pessoa com ferida. METODOLOGIA: Pesquisa metodológica, realizada de janeiro a março de 2013. Um roteiro de observação estruturado foi elaborado com base em uma revisão integrativa. Este instrumento foi submetido para avaliação de 21 juízes enfermeiros, selecionados a partir da Plataforma Lattes, que apreciaram cada um dos itens de observação, julgando o grau de importância dos mesmos no ambiente de aprendizagem. Para análise foram adotados o coeficiente de Kappa, aceitando-se o valor ≥ 0,61 e Índice de Validade de Conteúdo - IVC ≥ 0,75. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob parecer de nº 181.037. RESULTADOS: No ambiente da instituição de ensino apenas o protocolo assistencial e os recursos audiovisuais foram considerados necessários na sala de aula. Para o laboratório de práticas, dos 10 itens avaliados, dois não atingiram valores de concordância aceitáveis. No espaço dos serviços de saúde, tanto para o ambiente hospitalar, quanto para as unidades básicas apenas os recursos didáticos, audiovisuais e os manequins para simulação não obtiveram níveis aceitáveis dentro dos valores de Kappa e IVC. Todos os requisitos de avaliação do roteiro de observação alcançaram escores acima do valor determinado. CONCLUSÃO: O instrumento elaborado pode ser considerado adequado para avaliação dos cenários de aprendizagem no cuidado de enfermagem à pessoa com ferida, permitindo evidenciar condições dos espaços da instituição de ensino e dos serviços de saúde, utilizados para o ensino e produção do cuidado à pessoa com lesão, além de subsidiar o planejamento de ações de gestão, assistência, avaliação e educação permanente em saúde.