Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA: PESQUISA DE INDICADORES PARA SERVIÇOS PRÉ-HOSPITALARES MÓVEIS DE URGÊNCIA
Autores
DIDRIE DALIANE VIEIRA ALVES (Relator)
AMANDA KARLA DE PAIVA MACHADO
RAYSA DA SILVA DANTAS
DANIELE VIEIRA DANTAS
RODRIGO DE ASSIS NEVES DANTAS
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A qualidade da assistência (QA) à saúde é uma demanda atual e crescente no Brasil e no mundo, pois os usuários dos serviços de saúde esperam excelência nos atendimentos oferecidos. As queixas dos pacientes e familiares podem ser observadas na mídia, que denuncia aspectos negativos dos atendimentos prestados à população. Para se prestar um melhor atendimento nos serviços de saúde, é necessário identificar os indicadores de avaliação da QA, no sentido de se buscar melhores resultados. O atendimento pré-hospitalar móvel de emergência, deve prestar atendimento e/ou transporte adequado até um serviço de saúde. Por ser um serviço móvel, com atendimento rápido, com características específicas e pouco estudado é que se optou por pesquisar tal objeto. OBJETIVO: Este estudo objetiva identificar indicadores de qualidade da assistência em serviços de emergência pré-hospitalares móveis. MÉTODO: Trata-se de revisão integrativa, realizada de fevereiro a junho/2015, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em saúde (BVS), LILACS e BDENF, Mediline, através dos descritores: indicadores de qualidade em assistência à saúde; assistência pré-hospitalar; e qualidade, acesso e avaliação da assistência à Saúde. RESULTADOS: Selecionaram-se cinco estudos e identificados os seguintes indicadores: estado de conservação das ambulâncias; estrutura física; conforto na ambulância; recursos materiais; segurança para o usuário/profissional; educação permanente; tempo de resposta; remuneração profissional; satisfação profissional/usuário; acesso; acolhimento; humanização; atendimento realizado; segurança demonstrada pela equipe; privacidade ao usuário; orientações sobre o atendimento; relacionamento entre o profissional/usuário; oportunidade do usuário em realizar reclamações. CONLUSÃO: O estabelecimento dos indicadores de qualidade da assistência em serviços móveis de emergência permitirá a construção de instrumentos para avaliar esse tipo de serviço, com vistas a buscar a excelência de resultados nos serviços móveis de emergência.