Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título GESTÃO DOS PROCESSOS DE REGISTRO DE EMPRESA E CRT NO ÂMBITO DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO CEARÁ
Autores
ADAILSON VIEIRA DA SILVA (Relator)
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS MESSIAS
TÂNIA MARIA BASTOS PAULINO
MARYLIN MARTINS RABELO
ANDRÉIA RÉGIA DE MATOS RODRIGUES SERAFIM
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com o surgimento de novos mercados de trabalho para a enfermagem, o COREN-CE, evidenciou um aumento nas solicitações de documentos de Registro de Empresa e CRT. Diante deste fato, tornou-se imprescindível reestruturar o processo de trabalho, sincronizando as ações com o trabalho do Fiscal, e com os parceiros: Ministério Público, VISA e SEPLAG, para resolutividade dos problemas observados nas instituições a fim de atender as empresas com maior agilidade, efetividade, e emitir os documentos dentro do prazo estabelecido. OBJETIVO: Apresentar o modelo de gestão dos processos de Registro de Empresa e CRT no âmbito do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a gestão do processo de emissão dos documentos de registro de empresa e CRT, desenvolvido pelo Departamento de Fiscalização do COREN-CE, que aplica elementos do alinhamento estratégico ao trígono Assessoria-Avaliação-Monitoramento. Este modelo tem o propósito de fazer com que o trabalho de cada um e, da equipe, contribua o máximo possível para a consecução dos objetivos. O técnico treinado quanto ao processo de emissão dos documentos de RE e CRT, e com expertise para negociações, exerce um papel de “relações públicas” entre o conselho e empresas, e realiza feed-back com a Gerência do DEFIS, Fiscais e demais Técnicos, para que o processo, tenha o êxito desejado. RESULTADOS: Etapa 1: Assessoria - As informações sobre os documentos necessários e o boleto das taxas são enviados por e-mail. Etapa 2: Avaliação – Os documentos são conferidos pelo funcionário responsável, protocolados e tramitados via Sistema INCORPWARE. Em seguida são listados os processos recebidos, para feed-back com os Fiscais. Toda a tramitação que ocorre até a entrega dos documentos acontece em até 30 dias. Etapa 3: Monitoramento - Os prazos são acompanhados pelo Sistema. A partir dessa informação, encaminha-se ofício às empresas com formulários e relação de documentos para renovação, comunicando a aproximação do vencimento e solicita o comparecimento ao COREN-CE. CONCLUSÃO: A ideia de aplicar a gestão do alinhamento estratégico ao trígono assessoria-avaliação-monitoramento na emissão de Registro de Empresa e CRT, permitiu reorganizar melhor o processo dos referidos documentos, garantindo entrega dentro do prazo, adimplência de RTs, identificação de profissionais em exercício ilegal e ainda houve aumento da arrecadação de empresas no ano de 2014, aproximadamente 23% em relação a 2013.