Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ENCANTADORES DE HISTÓRIA: REINVENTANDO A REALIDADE NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL NO SERTÃO BAIANO
Autores
RENATA RAIAFE DOS SANTOS (Relator)
VANNUCIA KARLA DE MEDEIROS NÓBREGA
LETÍCIA DA SILVA GUERRA
JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR
FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Acreditamos que as brinquedotecas podem ser espaços de reinvenção de uma realidade muitas vezes estressante e temorosa perante crianças e familiares envolvidos no processo de hospitalização. Assim, entendemos que esses espaços tornam o ambiente hospitalar mais acolhedor e oportunizam a socialização e o desenvolvimento das habilidades da criança hospitalizada, como por exemplo: atenção, concentração, afetividade, cognição dentre outras. Dessa forma, os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Sete de Setembro juntamente com a Coordenação do Curso elaboraram o projeto intitulado “Encantadores de Histórias”, com o intuito de propiciar atividades lúdicas às crianças internadas, visando seu melhor enfrentamento no processo de hospitalização. Objetivo: Relatar as experiências vividas pelos acadêmicos de enfermagem no projeto “Encantadores de História”. Metodologia: A operacionalização do projeto se deu da seguinte forma: seleção dos alunos, visita à Clínica Pediátrica do Hospital Municipal de Paulo Afonso/BA e capacitação dos mesmos através de oficinas sobre atividades lúdicas, contação de histórias e leituras infantis. Além disso, foram realizadas campanhas na Instituição de Ensino para arrecadação de brinquedos. As atividades foram realizadas no período de março de 2013 à abril de 2014 e compreenderam: brincadeiras; contação de histórias; estímulo à criatividade através de desenhos e pinturas; intervenções lúdicas terapêuticas no leito da criança. Resultados: Notamos que as crianças hospitalizadas se sentiam estressadas, irritadas e ansiosas, o que acabava dificultando a relação com a equipe de enfermagem. A presença do projeto na brinquedoteca que, na época estava inutilizada, proporcionou ao ambiente hospitalar um espaço mais humanizado e aconchegante. Observamos também modificações de comportamento daqueles que participaram das atividades lúdicas. Pais e profissionais relataram a mudança de hábitos, aceitação ao tratamento e as expectativas das crianças geradas pelo projeto. Conclusão: Permitiu-nos refletir sobre a importância e necessidade das atividades lúdicas inseridas no cuidado de enfermagem como estratégia de comunicação terapêutica. Além disso, constatamos a relevância da brinquedoteca para a criança e família envolvidos no processo de hospitalização.