Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O TEATRO COMO UMA FERRAMENTA NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES: EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
Autores
RENATA RAIAFE DOS SANTOS (Relator)
VANNUCIA KARLA DE MEDEIROS NÓBREGA
INGRIDY MOURA PAES BARRETO
FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
ÂNGELA APARECIDA DE OLIVEIRA ARRUDA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Nas aulas da disciplina Parasitologia do Curso de Bacharelado em Enfermagem constatamos que a ocorrência de parasitoses intestinais na idade escolar consiste em um fator agravante da subnutrição, podendo levar à morbidade nutricional, geralmente acompanhada da diarreia crônica. Nesse contexto, um ambiente que tem sido cada vez mais estudado por aumentar a susceptibilidade de crianças às infecções parasitárias é o ambiente coletivo de creches e escolas por proporcionar grande circulação e transmissão de agentes patogênicos, uma vez que ali são comuns: aumento do contato interpessoal, maior contato com o solo, inerentes à exploração da fase oral pelas crianças. Assim, foi proposto na referida disciplina atividades de educação em saúde voltadas à prevenção de parasitoses nas escolas e creches. Objetivo: Relatar as experiências dos acadêmicos de enfermagem, utilizando o teatro como uma ferramenta na prevenção de parasitoses. Metodologia: As atividades foram realizadas no Colégio Municipal de Paulo Afonso/BA para crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, no período entre outubro e novembro de 2013. Utilizamos como atividade lúdica o teatro e os personagens infantis (branca de neve, sininho, piratas e bruxas). A peça contou a história da Branca de Neve que adquiriu uma verminose ao comer uma maçã do chão. Com o desenrolar da história, de forma dinâmica, as crianças foram estimuladas a participar, sendo inseridas na atividade. Abordamos os seguintes temas: causas da verminose, medidas de prevenção como a lavagem das mãos antes de ir ao banheiro, de fazer refeições e após brincar; lavagem de frutas e verduras e uso de água potável. Resultados: Observamos que o teatro, como forma de educação em saúde, permitiu fácil interação, participação e socialização das crianças frente a temática. O público aceitou a proposta educativa e se interessou por ela, expressando-se por meio de aplausos, gestos, gargalhadas, trejeitos, enfim, emoções diversas que demonstram valores presentes na vida diária de cada um. Conclusão: A experiência proporcionada pela disciplina nos possibilitou aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e permitiu-nos refletir sobre o compromisso social da enfermagem. Observamos que a utilização de atividades lúdicas como o teatro em ações de educação em saúde favoreceu a percepção, divertimento, imaginação e compreensão das crianças frente ao propósito da Branca de Neve: evitar as verminoses.