Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS COM ADOLESCENTE
Autores
ANA PAULA GOMES DE MEDEIROS (Relator)
CINTHIA CAROLINE ALVES MARQUES
NAYDA BABEL ALVES DE LIMA
PLÍNIO DA SILVA LIMA
NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE BRITO SANTOS
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A adolescência compreende a fase dos 10 aos 19 anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As mudanças físicas, psicológicas e comportamentais vivenciadas pelo adolescente podem contribuir para vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Esse contexto, constitui um desafio para promoção da saúde, exigindo a implementação de educação em saúde por profissionais da saúde no cenário escolar numa parceria firmada pelas diretrizes do Programa de Saúde na Escola. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem durante uma ação educativa sobre ISTs com adolescentes de uma escola municipal. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de enfermagem, com alunos do nono ano de uma escola municipal no Curimataú Paraibano, durante uma atividade teórico-prática da disciplina Enfermagem na Saúde do Escolar e do Adolescente, do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior. A ação foi desenvolvida em quatro momentos, objetivando sensibilizar os adolescentes acerca da prevenção das ISTs, promovendo conhecimento e desmitificando tabus que envolvem a sexualidade nesta fase. A sequência envolveu acolhimento para propiciar o entrosamento com a turma, explanação da temática e avaliação, utilizando-se como metodologia o jogo da verdade. Ao final foi propiciado um momento para reflexões sobre os atos que colocam a saúde em risco por meio da brincadeira “moral da história”. Resultados e Discussão: Percebeu-se a relevância das ações educativas no contexto escolar, visto o interesse e envolvimento dos adolescentes no momento de reflexão junto aos seus pares, bem como apreensão das informações expressa pelos acertos aos questionamentos sobre o que foi apresentado. Conclusão: Diante do exposto, a relevância da educação em saúde ultrapassa o âmbito das unidades de saúde, fazendo-se necessária no cenário escolar frente às particularidades da adolescência. Possibilita a discussão em grupo acerca de temáticas de grande interesse desta fase, que apesar de transversais, são pouco trabalhadas em sala de aula, principalmente as atreladas a saúde sexual e reprodutiva. Desse modo, faz-se necessário que estas ações sejam implementadas pelos profissionais de saúde de forma dinâmica e reflexiva que sensibilizem os adolescentes a “pensar” e “agir” com responsabilidade para prevenção e promoção de uma vida saudável.