Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: RELATO DE VIVÊNCIAS NOS CAMPOS DE ESTÁGIO
Autores
BIATRIZ BEZERRA CASTELO CARDOSO CRUZ (Relator)
MARA CYNTHIA XIMENES PINHEIRO
CARLA MONIQUE LOPES MOURÃO
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O profissional enfermeiro vem ao longo dos tempos empenhando-se em ampliar seu campo de ação junto aos sistemas de saúde, seja na assistência direta ao paciente hospitalizado ou na prevenção e promoção da saúde, sendo o estágio curricular uma importante contribuição para a formação deste profissional, pois é uma atividade bastante rica para o direcionamento da sua formação. O papel dos serviços de atenção secundária é atender os agravos da população, como também ofertar serviços específicos, que possibilitem um diagnóstico e um tratamento correto. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada, na disciplina de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, em um hospital de atenção secundária, abordando a vivência prática. METODOLOGIA: Estudo descritivo, baseado em um relato de experiência, vivenciado durante o estágio curricular da disciplina Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, em um hospital secundário, ofertados pelo curso de Enfermagem de um Centro Universitário, ambos localizados em Fortaleza-CE. RESULTADOS: No período do estágio pode-se vivenciar e praticar todo o conteúdo teórico abordado em sala de aula, como aplicação do AIDPI, utilização das medidas antropométricas, troca de curativos, aplicação de teorias de enfermagem como por exemplo o Modelo de Atividade de Vida de Roper-Logan-Tierney, teve-se oportunidade de realizar imunização destes e também de desenvolver atividades do dia a dia do hospital, utilizando-se das técnicas corretas e humanizadas. Recebemos treinamento da Central de Controle de Infecção Hospitalar, o que nos proporcionou ampliar conhecimentos básicos de microbiologia e prevenção de infecções durante a assistência ao paciente pediátrico. CONCLUSÃO: Assim, pode-se perceber que a prática curricular é de fundamental importância para a capacitação do aluno, torná-lo um profissional melhor preparado e apto a assumir suas responsabilidades enquanto formando e posteriormente na vida profissional.