Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título APLICATIVO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Autores
ANA PRISCYLLA MEDEIROS DE ALENCAR SIMÃO (Relator)
LAURA CRISTHIANE MENDONÇA REZENDE
SÉRGIO RIBEIRO DOS SANTOS
ANA LÚCIA DE MEDEIROS
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: É inegável que a evolução dos dispositivos de computação móvel, associada ao desenvolvimento das capacidades para operar em rede sem fios, potencializa novas formas de utilizá-los na prestação dos cuidados de enfermagem e estende os sistemas de informação até o paciente. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para dispositivo móvel que possibilite o registro de dados para a Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo aplicada, desenvolvida na UTIN do Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado no município de João Pessoa-PB. As principais tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do software foram: a linguagem de programação Ruby, Ruby on Rails e JavaScript; o framework Bootstrap; o servidor de produção Ubuntu Linux, Nginx Webserver e o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados PostgreSQL. O software foi desenvolvido no período de maio a setembro de 2014. A pesquisa obedeceu às orientações inerentes ao protocolo de pesquisa contido na Resolução nº 466/12 CNS. O projeto foi aprovado e registrado no Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos com CAAE-25890914.5.0000.5183. Resultados: A utilização do Sistema para Assistência de Enfermagem em UTI Neonatal depende do acesso ao link: www.utineonatal.bitmine.com.br. Quanto às funcionalidades do aplicativo, existem dois tipos de usuários: o usuário padrão, que, neste estudo, são representados pelas enfermeiras da UTIN, e o usuário administrador. O usuário padrão pode executar as seguintes funcionalidades: inserir e editar pacientes; ocupar/desocupar leitos; visitar os pacientes, desenvolvendo a SAE; consultar os dados de uma visita realizada, imprimir esses dados e o plano de cuidados, além de consultar o histórico de visitas e dos pacientes. Para o usuário administrador, além das funcionalidades destacadas, é possível também: excluir e inserir novos leitos, inserir categorias de indicadores de condições de saúde, gerenciar diagnósticos e intervenções de enfermagem, além de inserir usuários e excluir pacientes. Conclusão: Um sistema para SAE em tecnologia móvel possibilita a flexibilidade na realização das atividades de registro pelo enfermeiro, uma vez que a coleta de dados pode ser realizada à beira do leito. Além disso, proporciona inúmeras vantagens ao cotidiano de trabalho desse profissional.