Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autores
CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA (Relator)
ADRIANE STEFANNY ROCHA RIBEIRO
CHARLOTH ÁGATHA DE SOUZA LAUTHARTE
DANIELLE FERREIRA RODRIGUES
MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Por ser um serviço generalizado, a Atenção Básica baseia-se nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de integralidade, universalidade, continuidade dos serviços e principalmente a humanização. Por isso as UBS’s devem estar o mais próximo possível da moradia da população, um serviço de fácil acesso para acolher o usuário que na maioria das vezes não tem acesso a um serviço especializado diretamente. OBJETIVOS: Este trabalho tem por objetivo relacionar a percepção do usuário do SUS com a administração e gestão em serviços de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório de revisão da literatura com abordagem qualitativa, baseado em um estudo de campo realizado por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Amapá, na UBS-Policlínica da UNIFAP, cidade de Macapá, estado do Amapá, em setembro de 2013. Investigou-se publicações disponíveis em meios eletrônicos, como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e guias do ministério de saúde que pudessem fundamentar a discussão. RESULTADOS: O estudo de campo com tema: Perfil sóciodemográfico e percepção dos usuários quanto a administração dos serviços públicos de saúde contem dados significativos para compreender como o usuário percebe a ação da administração dentro da Unidade Básica de Saúde, nele destacam-se: o baixo nível de escolaridade como um fator que dificulta a participação ativa, assim como nota-se a ausência de conhecimento destes agentes, principalmente relacionado a finalidade de uma Unidade Básica de Saúde. Sendo assim, os dados levantados são relevantes para a administração e gestão dos serviços de saúde, pois evidenciam na percepção e satisfação dos usuários, sua importância e influência como uma ferramenta avaliadora de qualidade, e a necessidade da utilização desta no planejamento do gestor. CONCLUSÃO: Compreendendo a percepção do usuário, um leque de informações é aberto, de modo que permite ao gestor de um serviço em saúde identificar o que não está ocorrendo como o planejado e saber o motivo pelo qual não ocorreu como o esperado, buscando mecanismos que venham a aperfeiçoar o serviço de modo satisfatório tanto para o gestor quanto para os usuários. Incentivar a participação do usuário nesse planejamento, através do empoderamento da população, e a escuta ao mesmo, haja vista que o melhor método para saber se o serviço prestado é eficaz é pela opinião de quem usufrui deste serviço.