Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título “FORCA DO DIABETES”: VIVENCIANDO A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
HELAYNI CRISTINA DE OLIVEIRA DA CUNHA (Relator)
DAIANE DE SOUZA FERNANDES
FABIO PEREIRA SOARES
FERNANDA DA SILVA LIMA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Existem tipos distintos de diabetes, causados por uma interação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Neste contexto, a desregulação metabólica associada ao diabetes pode gerar alterações fisiopatológicas secundárias em múltiplos sistemas orgânicos, impondo um enorme fardo sobre o indivíduo com diabetes e o sistema de saúde. O enfermeiro tem papel essencial na prestação de cuidados a indivíduos com Diabetes Mellitus (DM), principalmente por desenvolver atividades educativas, com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento dos pacientes e comunidade, além de contribuir para a adesão destes ao tratamento. Objetivos: Promover e reforçar o conhecimento acerca do diabetes. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, executado no primeiro semestre de 2014, na Unidade Municipal de Saúde do Guamá, Belém- PA, no decorrer das aulas práticas da atividade curricular de Atenção Integral a Saúde do Adulto e do Idoso com os acadêmicos do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem no 3º semestre e sob a supervisão de uma Enfermeira/Docente. Resultados: Esta experiência compartilhou conhecimentos para os usuários da Unidade Municipal de Saúde, para que essas pessoas levem maior informação ao seu convívio social sobre diabetes tipo I e tipo II, e pondo em prática os ensinamentos vivenciados para amenizar e/ou evitar os agravos desta patologia, fazendo com que mais indivíduos da sociedade adquiram este conhecimento. Conclusão: As atividades realizadas mostraram a importância do desenvolvimento de práticas educativas em saúde, principalmente dentro do contexto da atenção primaria, visto que podem prevenir a doença e repassar orientações para os usuários. A educação em saúde é uma estratégia da enfermagem para sensibilização da necessidade de mudanças de comportamento, conceitos e promove a reflexão sobre o estilo de vida do usuário e da população em geral. Promover a saúde é fornecer à sociedade condições para que esta seja capaz de melhorar sua saúde e ativamente exercer o controle sobre a mesma.