Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DA ENFERMAGEM E DA COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO HOSPITALAR
Autores
KADJA FERNANDA DE OLIVEIRA DANTAS DA ROCHA (Relator)
CÍNTHIA CAROLINE ALVES MARQUES
PLÍNIO DA SILVA LIMA
LUCIANA DANTAS FARIAS DE ANDRADE
MARIA BENEGELANIA PINTO
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: As atividades administrativas desenvolvidas pela enfermagem no ambiente hospitalar vão do planejamento, organização, coordenação, controle de recursos materiais e humanos à busca pela comunicação entre profissionais e usuários para efetivação do cuidado. Tais práticas são regulamentadas pela Lei nº 7.498 que rege o exercício da Enfermagem no Brasil, respeitando também os direitos dos envolvidos. Objetivo: Buscar, na literatura nacional, gerenciamentos de unidades pela enfermagem que ressaltem a importância da comunicação na melhoria da assistência. Metodologia: É uma revisão Sistemática da Literatura, usando as bases de dados SCIELO e LILACS e os descritores: “Organização”, “hospital” e “enfermagem”, sendo selecionados 11 artigos envolvendo os anos: 2002 à 2013. Resultados: O hospital é um espaço formado por elementos físicos e sociais próprios, onde a equipe multidisciplinar atende as necessidades de saúde dos usuários através dos serviços disponíveis, podendo ser gerenciados pela enfermagem, através da previsão, controle de recursos materiais e humanos, delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe para o funcionamento eficaz do serviço, devendo seguir as diretrizes do sistema de saúde vigente e a política interna da instituição. As teorias administrativas influenciam a organização do trabalho, a fim de alcançar uma meta coletiva, refletida na produtividade, qualificação da assistência, integralidade do cuidado e divisão de tarefas, ratificando a complexidade do setor saúde e do trabalho de enfermagem. Contudo, a equipe deve receber o paciente considerando o contexto social em que está inserido e sua individualidade, gerando a necessidade da constante construção da sistematização da assistência. Para tanto, se busca o fortalecimento das relações interpessoais, diminuindo a distância entre gestão, equipe e usuário, tornando possível perceber a comunicação como meio para o exercício da influência, coordenação de atividades em grupo, efetivação do processo de liderança e melhoria da assistência. Conclusão: É notória a importância do trabalho em equipe no que se refere à interação entre os profissionais e à articulação das ações, na busca por suprir as necessidades de saúde individual e coletiva. Entendemos assim, que ainda é necessária a discussão entre usuários, equipe e chefia, visando à busca conjunta de soluções para os problemas ainda existentes na gestão do cuidado e da unidade.