Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UM INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO SOCIAL
Autores
IRYS KARLA COSMO PEREIRA (Relator)
DÉBORA THAISE FREIRES DE BRITO
ISIS GISELLE MEDEIROS DA COSTA
HELOANE MEDEIROS DO NASCIMENTO
LUANA CARLA SANTANA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A Educação Popular em Saúde (EPS) é indispensável para a construção da participação social, uma vez que contribui não apenas para a criação de uma nova consciência em relação à saúde de indivíduos e coletividades, mas também atua como um instrumento facilitador do empoderamento social, que norteia a reflexão crítica e, por conseguinte, o enfrentamento de problemáticas complexas e a transformação de realidades. Além do exposto, a EPS ativa a mobilização para a construção de autonomia no âmbito individual e coletivo, assim como abre perspectivas para a alteridade entre os sujeitos sociais na luta por direitos, contribuindo assim para a significação de sua cidadania. Objetivo: Compilar estudos publicados em periódicos indexados sobre a temática da Educação Popular em Saúde, como um instrumento facilitador do empoderamento social. Metodologia: Consiste em uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analyses and Retrieval System Online), utilizando os descritores “Educação da População”, “Autonomia Pessoal” e “Participação Comunitária”, sendo identificados 38 artigos. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2011 a 2015, no idioma português e com textos disponíveis na íntegra. Na amostra final, obteve-se doze artigos. Resultados: Dos doze artigos abarcados nesta pesquisa, dez estão disponíveis na base de dados LILACS e dois na MEDLINE. Observou-se um maior número de estudos publicados nos anos de 2011 e 2012, produzidos por enfermeiros e acadêmicos multidisciplinares. Com relação à abordagem do estudo, nove são qualitativos e três são quantitativos. Em relação ao tipo de metodologia, corroboramos um maior número de artigos originais. Os resultados evidenciaram que o empoderamento se refere ao processo de mobilizações e práticas que objetivam impulsionar o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos. Assim, a EPS é um instrumento deste processo, uma vez que busca transformar as tradicionais práticas de educação em saúde em práticas pedagógicas que levem à superação das situações que limitam o viver, proporcionando o máximo de qualidade de vida. Conclusão: Diante do exposto, compreende-se que a Educação Popular em Saúde se constitui uma tecnologia relevante no processo de empoderamento dos indivíduos e coletividades.