Introdução: O presente trabalho visa descrever a experiência vivenciada na monitoria da disciplina Fundamentos de Assistência ao Paciente (FAP), em uma Instituição privada de Ensino superior na cidade de Manaus-Amazonas. Objetivo: Relatar a experiência das práticas de ensino aprendizagem acerca do conhecimento adquirido ao longo da graduação. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, ancorado no relato de experiência acerca do projeto de ensino aprendizagem em Enfermagem, realizado no período compreendido entre agosto e dezembro de 2014, na disciplina de Fundamentos de Assistência ao paciente (FAP). Resultados: A experiência contribuiu no conhecimento consolidado de importância para o ensino, pela sua abrangência, constitui-se também em uma proposta que auxilia o docente em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo didático-pedagógico, ao mesmo tempo que proporciona aos discentes a possibilidade de ampliar o conhecimento, visto as inúmeras experiências que foram vivenciadas. Durante essa experiência foi possível colher frutos bons da jornada, assim como o trabalho em equipe, a troca de experiências e a aproximação com a realidade para melhor compreensão e fixação do conteúdo ministrado. Em contrapartida, exige postura, ética a oportunidade de saber lidar com algumas indiferenças e traçar estratégias para o aproveitamento da disciplina. Foi perceptível os resultados positivos, os acadêmicos conseguiram ampliar os conhecimentos relativos a disciplina, despertou em muitos a curiosidade em torno dos procedimentos.Conclusão: A monitoria acadêmica é uma oportunidade contribuinte para a formação acadêmica do discente, essa oportunidade, favorece o crescimento profissional, uma vez que o docente prepara o monitor, dando-lhes apoio, transmitindo conhecimento que garantirão sua atuação nos espaços sociais. |