Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PROMOÇÃO DA SAÚDE LBGT EM ADOLESCENTES ESCOLARES: REVISÃO DA LITERATURA
Autores
GABRIEL ARRUDA DE SOUZA FERNANDES (Relator)
JAEDSON CAPITÓ DE SANTANA
FERNANDA DA MATA VASCONCELOS SILVA
TIAGO DE SOUSA BARROS
TATIANE GOMES GUEDES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
A adolescência é uma fase de descobertas, sobretudo, no que tange à sexualidade. É neste momento que muitos jovens entram em conflitos por perceber que sua orientação sexual não corresponde aos padrões pré-estabelecidos pela sociedade. A escola, enquanto espaço de formação acadêmica e social, deve ser uma ferramenta bastante propícia para a promoção da saúde entre os jovens LGBT. Este estudo objetivou identificar as ações de promoção da saúde LGBT em adolescentes escolares. Realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura na base de dados LILACS e na biblioteca virtual SCIELO, utilizando os descritores "LGBT", "Adolescentes Escolares" e "Promoção da Saúde". Selecionaram-se artigos publicados no período de 2010 a 2015, no idioma português, totalizando dez artigos. Após a leitura dos artigos na íntegra, quatro estudos compuseram a amostra da presente revisão bibliográfica. Os resultados indicaram que quando os adolescentes descobrem ter uma orientação sexual diferenciada, geralmente comportam-se com aversão ao fato. A escola, enquanto instituição social formativa, deveria promover ações educativas que contribuíssem para minimizar questões conflituosas relacionadas com as diferentes orientações sexuais, oportunizando o respeito e a inclusão social de todos. Entretanto, o âmbito escolar carece de espaços promotores da saúde, com enfoque para os grupos LBGT. Observa-se que as políticas públicas voltadas para essa população específica ainda são ínfimas em relação à demanda que se observa. É necessário, pois, a implementação de políticas públicas educativas que incluam, no contexto do aprendizado escolar, o respeito à dignidade humana, independente da orientação sexual e da identidade de gênero.