Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE UM CURSO DE EXTENSÃO EM SAÚDE MENTAL
Autores
THIAGO DOS SANTOS VALENCA (Relator)
DIEGO DA SILVA DANTAS
DÉBORA LIMA OLIVEIRA
FABRÍCIO NICÁCIO FERREIRA
JOSÉ RONALDO ALVES DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A compreensão do processo saúde-doença no contexto da Saúde Mental, carece do envolvimento do profissional de enfermagem com participação ativa e efetiva no cuidado assistencial e na recuperação ao portador de sofrimento psíquico. Cursos de extensão em metodologias ativas, tem demonstrado que agregam valor a formação acadêmica e, nessa perspectiva, é preciso que o discente tenha continuamente momentos de reflexão com discussão crítica-científica e de avaliação de suas atividades laborais cotidianas. OBJETIVOS: Descrever o desenvolvimento do curso de extensão em enfermagem em Saúde Mental. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, estudo observacional, com abordagem em educação em saúde vivenciado durante o curso de saúde mental, oferecido pelo departamento de enfermagem do campus de Lagarto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência vivida nos proporcionou conhecer a área da saúde mental, bem como sua evolução histórica, os principais transtornos mentais e comportamentais, tais como: esquizofrenia, transtorno de humor, transtornos de ansiedade e dependência química. Ainda foram discutidas as principais drogas psicoativas utilizadas no tratamento de pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos, formas de tratamento, bem como os principais grupos terapêuticos e centros envolvidos no cuidado a saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial/CAPS e o Núcleo de Atenção Psicossocial/NAPS. Aliado a discussão teórica foi realizado também a discussão da prática de contenção física e mecânica, como parte da estratégia para o controle de crise, conforme resolução 427/2012 do Conselho Federal de Enfermagem, que regulamenta a prática da contenção pelos profissionais de enfermagem. CONCLUSÃO: Foi evidenciado a importância da discussão de temas relacionados ao contexto do atendimento do paciente com transtorno mental, a compreensão das patologias associadas, bem como a necessidade de uma assistência de enfermagem sistematizada durante o atendimento, com vistas a reinserção social. Esta experiência vivenciada, suscita o despertar para a oferta de outros cursos que possam aliar a teoria com a prática, uma vez que contribui e possibilita o fortalecimento de ações educativas para o aprendizado de graduandos, bem como do aprimoramento profissional.