Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
THIAGO DOS SANTOS VALENCA (Relator)
DIEGO DA SILVA DANTAS
ERIC DE ALMEIDA SANTOS
JOSÉ RONALDO ALVES DOS SANTOS
MARIANGELA DA SILVA NUNES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de metodologias ativas no ensino da Enfermagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Metodologia da Problematização (MP), constituem um novo paradigma para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos, com maior aproximação da realidade no decurso da graduação. O aluno pode vivenciar experiências, e a partir delas, compreender melhor o processo saúde-doença e atuar como agente modificador desta realidade. OBJETIVOS: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem que estudam em metodologias ativas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre os graduandos de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto tem duração de 5 anos letivos, e cada ano constitui um ciclo. O Ciclo I constitui o ciclo comum com caráter obrigatório a todos os cursos. A construção do aprendizado ocorre por meio de discussões grupais, em que o aluno busca previamente o conhecimento. São utilizados a ABP e a MP como práticas pedagógicas fundamentais e, também, exposições participativas. Encontra-se estruturado em subunidades curriculares a saber: Tutorial (constituído por módulos), Habilidades e Atitudes em Saúde (HABSAU) e Prática de Ensino na Comunidade (PEC). Cada grupo de Tutorial é composto por 10 alunos, e a formação de grupos pequenos é essencial para o desenrolar da discussão que ocorre em uma mesa redonda, o que possibilita a participação integrada. A partir de uma situação problema busca-se a solução através da problematização. Em HABSAU os alunos desenvolvem habilidades de técnicas relacionadas ao curso e as executa no campo de prática, após o desenvolvimento necessário em laboratório. Na PEC o aluno desenvolve junto à comunidade em Unidades de Saúde ações de rotina e de intervenção após o estudo dos problemas mais comuns. CONCLUSÃO: O aprendizado ocorre de modo integral e transversal, com a perspectiva de elo entre as subunidades e a aproximação da teoria com a realidade, com simulações e aulas práticas supervisionadas. Para o ensino da enfermagem, observa-se a construção de alunos mais seguros no que diz respeito ao conhecimento adquirido, uma vez que passamos de expectadores a protagonistas do saber. Em consequência, futuros profissionais capazes de usar o saber não só para a vida, mas em prol da saúde e bem-estar da sociedade.