Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE UMA PRÁTICA NECESSÁRIA
Autores
ANDREANE NATHALIA PEREIRA DE ALMEIDA MONTEIRO (Relator)
SILVANA CAVALCANTI DOS SANTOS
ALINE MIRELY NUNES DOS SANTOS SILVA
MARIA AMANDA LIMA BATISTA
JOSÉ ROMERO DINIZ
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A prática educativa em saúde é um processo de aprendizagem e reflexão, estabelecendo estreito contato com as situações do cotidiano, em seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, permitindo construir coletivamente o conhecimento, capacitando as pessoas a assumirem criticamente a solução dos problemas de saúde-doença. A promoção da saúde tem como foco proporcionar o bem-estar das pessoas e das populações, bem como a melhoria de suas condições de vida e de trabalho. A ação surgiu a convite da “Caravana de Extensão do IFPE” no Município de Xexéu-PE, que possui o 12º pior Índice de Desenvolvimento Humano no estado: 0,561, com índice de 33,6% de grávidas em menores que 20 anos. A cidade é recordista em nascimentos com mães entre 15 e 19 anos, com 31,1% de todos os partos realizados na cidade.OBJETIVO: Descrever atuação dos discentes de enfermagem como mediadores em uma prática educativa sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Gravidez na adolescência.METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma ação desenvolvida por a “Caravana de Extensão do IFPE” no município de Xexéu-PE. Adotou-se como estratégia a peça teatral, utilizando linguagem de fácil compreensão. O público alvo foram 90 participantes (40 adolescentes e 50 mulheres), a encenação tinha duração de 20 minutos, mas 30 para interação e esclarecimento de dúvidas com o público.Foram produzidas duas peças de teatro “Baladinha Inconsciente” e “ Violência contra a mulher”. RESULTADOS e DISCUSSÃO: Percebeu-se que a aprendizagem por meio do teatro se deu pelo estabelecimento de uma interação entre o saber popular e o saber científico. A interação permitiu a troca de experiências relacionadas às vivências de problemas comuns ao grupo, observando o tabu que é falar de sexualidade. Os temas abordados foram de início, impactantes para o público, mas com o desenrolar das apresentações tornaram-se mais participativos, atentos e interessados. Entende-se que é na educação que se identifica um caminho para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce ou indesejada. CONCLUSÃO: A experiência relatada estimula os enfermeiros para adotarem outras estratégias sobre a prática de educação em saúde para população, que visem à interatividade e à comunicação, numa perspectiva lúdica, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, bem como transforma realidades sociais através do conhecimento.