Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título VER-SUS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE SABERES PELA VIVÊNCIA
Autores
RAINE DANYELE VIEIRA DE SOUSA (Relator)
LARISSA FERREIRA DE ARAUJO PAZ
JEDISON FELICIANO SILVA
TALITA PEREIRA DE QUEIROGA
GRAZIELA BRITO NEVES ZBORALSKI HAMAD
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Resumo: O VER-SUS - Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é uma a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS, que visa realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS.Os “viventes†são estudantes de graduação, residentes na área da saúde, estudantes de ensino técnico na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos de diversas áreas da saúde no período de 23 a 30 de janeiro de 2015 através de estágios de imersão. O VER-SUS propôs uma vivência de 8 dias em três municípios do interior do estado da Paraíba. Nesse período, os participantes ficaram hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Foi disponibilizado para os participantes: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde. Discussão: Nesse tempo, foi possível vivenciar diversos momentos de interação como: reunião com a gestão de saúde municipal, integrantes de movimentos estudantis e sociais, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visitas aos serviços desaúde,comunidade quilombola e assentamentos do Movimento dos Sem Terra. Sobre a importância da vivência, destaca-se a contribuição do convívio de estudantes de diferentes áreas para a reflexão acerca do trabalho em equipe, sabendo que o trabalho multiprofissional pode mudar a realidade do SUS e construir um sistema de saúde que atenda a todos com igualdade. Conclusões: O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, aprendizagem significativa, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS e que, dificilmente são abordados pela graduação. O futuro profissional de saúde irá se deparar com a multiplicidade de atributos acerca da comunidade em que irá atuar e terá que apresentar, além de formação acadêmica, o conhecimento popular como característica. E esse saber do povo, diferentemente do científico, só poderá ser absorvido a partir de contato com comunidades, como as que o VER-SUS permitiu vivenciar.