Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DOAÇÕES DE ÓRGÃOS E TECIDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
RAFAELLA ROCHA DE SOUZA AGUIAR (Relator)
FABIANA PEREIRA GUIMARÃES BRITO
TAYNÁRA BEZERRA CARVALHO
HERBERT CARVALHO SILVA
KAMILLA ISMERIM SANTOS PEREIRA DE SANTANA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
As ações educativas podem contribuir para a melhoria do processo de doação de órgãos e tecidos. Este estudo teve como objetivo analisar as ações educativas voltadas para doações de órgãos e tecidos na sociedade. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica com abordagem quantitativa e qualitativa, apoiada nos artigos publicados em português entre os anos de 2010 a 2014, sobre as ações educativas em saúde voltadas para doações de órgãos e tecidos, através do portal da BVS Brasil. Descritores selecionados segundo a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde: doação dirigida de tecidos; doação de órgãos; educação da população. Foram analisados 20 artigos científicos, sendo 100% do banco de dados LILACS. Segundo os descritores, 60% eram da doação dirigida de tecidos, 30% doação de órgãos, 10% educação da população. 30% foram publicados na área de enfermagem; 30% do Estado de São Paulo; 35% das publicações ocorreram em 2011 e a Revista Acta Paulista de Enfermagem foi a que mais publicou (20%). Os artigos abordaram ações diretas, sugestões de ações, ação lúdica e utilização da mídia como método de promover informações e discussões para a população, enfatizando a importância da comunicação no processo educativo, a responsabilidade dos profissionais de saúde no desenvolvimento das atividades educadoras e a necessidade da educação continuada na busca por novas estratégias eficazes. A ausência de ações educativas voltadas para doações de órgãos e tecidos influi diretamente no alto índice de recusa da população em aceitar a doação ou declarar-se doador.