Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título DESAFIOS DA ÉTICA DA ALTERIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CEARÁ
Autor
MARIA DAYSE PEREIRA (Relator)
Modalidade Pôster
Área Ética, legislação e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Trata-se de conhecer a relação ética-legal à Enfermagem e o trabalho didático-pedagógico na formação do Enfermeiro (a). A pesquisa, em nível de doutoramento, se desenvolve em uma Universidade particular do Estado de Ceará, considerando a amostra de professores (as) e alunos (as) do 7º período da graduação em Enfermagem. OBJETIVO: Elaborar proposta que contribua para a melhor relação ética-didática entre docentes e discentes do Curso de Graduação de Enfermagem, a partir de uma avaliação dos indicadores éticos baseados na Teoria da Alteridade de Emmanuel Lévinas. METODOLOGIA: O estudo adota o modelo quanti-qualitativo tipo pesquisa-ação, embasados na Teoria da Alteridade de Emmanuel Lévinas, fundamentando-se nos indicadores: acolhimento, responsabilidade, atitude proativa e capacidade de se colocar no lugar do outro. RESULTADOS: Discentes: 1. Comportamento ético na Universidade - Não integrado: (53%); Integrado: (23,3%); Apenas conceituou: (23,3%). 2. Compreensão da ética na Universidade - N.I: (50%); I: (23,3%); A.C: (26,6%). 3. Descrição da ética -N.I: (50%); I: (23,3%); A.C: (26,6%). 4. Ética na interação com docentes - N.I: (16,5%); I: (83,3%); A.C: (0%). 5. Ética na avaliação - N.I: (26,6%); I. (73,4%); A.C: (0%). Docentes: 1. Comportamento ético na Universidade - Não integrado: (25%); Integrado: 25%); Apenas conceituou: (50%). 2. Compreensão da ética na Universidade - N.I: (25%); I: (25%); A.C: (50%). 3. Descrição da ética -N.I: (25%); I: (50%); A.C: (25%). 4. Ética na interação com discentes - N.I: (0%); I: (100%); A.C: (0%). 5. Ética na avaliação - N.I: (50%); I. (50%); A.C: (0%). CONCLUSÃO: Enquanto os discentes e docentes verbalizam reconhecer que o comportamento ético impacta na interação professor-aluno, há considerável dificuldade em reconhecer a integração ética-didática e elevado índice de respostas que fugiram ao foco da questão, apenas conceituando.