Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DESAFIO NA FORMAÇÃO
Autores
DANIEL DIAS CRUZ (Relator)
VENÂNCIO DE SANTANA TAVARES
GLÓRIA MARIA PINTO COELHO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As tecnologias da informação e comunicações vêm sendo incorporadas ao processo ensino – aprendizagem como ferramenta de mediação entre o indivíduo e o conhecimento. Os alunos do novo tempo vivem uma cultura de rede, uma realidade bem diferente daquela que o seu professor teve no passado, o que cria um ambiente virtual de aprendizagem o que possibilita troca de conhecimento entre professores, profissionais do serviço e alunos, em espaços e tempo diferenciados. Esse intercâmbio permite a integração do ensino e aprendizagem, através de ferramentas que facilitam o acesso aos materiais instrucionais. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é propor um instrumento de acompanhamento e avaliação do estágio curricular supervisionado em enfermagem no ambiente virtual de aprendizagem/Plataforma Moodle, através do trabalho coletivo professor/aluno/preceptor. Metodologia: A Coleta dos dados se deu através de questionários, entrevistas semiestruturadas e encontros reflexivos e analisados por meio de análise textual discursiva, toda trajetória da pesquisa se deu durante o semestre letivo de 2015.1 em quatro momentos, um encontro reflexivo, uma entrevista semi estruturada e instrumento de avaliação discente, a adequação da plataforma moodle para discussão online com os preceptores, alunos e professores e a utilização da plataforma. Resultados: O trabalho contribui para o deslocamento das atividades do estágio curricular supervisionado do âmbito do saber fazer para o saber enquanto conhecimento construído e centrado na compreensão do processo. Que o preceptor sinta-se como elemento condutor desse saber e que se entusiasme com a ampliação de novas reflexões sobre o objeto a ser estudado. Que o professor consiga realizar uma avaliação formativa e integradora e o aluno potencialize seu conhecimento por meio de uma aprendizagem sólida. Contribui reduzir o uso de papel, dinamizar as informações e criar um ambiente para interação e construção em conjunto dos alunos, professores e preceptores. Conclusão: O uso da plataforma moodle permite acelerar o processo de aprendizagem acompanhando a evolução tecnológica das ferramentas pedagógicas e colabora para difundir conteúdos de educação, poupando tempo, economizando papel e permitindo um contato direto e rápido entre os atores envolvidos no estágio. Aponta-se como dificuldade o não aparelhamento com tecnologia dura das unidades de saúde escolhidas para o estágio e as falhas com a conexão de internet do município.