Título | AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO MÉTODO DA PROBLEMATIZAÇÃO PELO ENFERMEIRO-EDUCADOR |
Autor | |
URSULA CLAUDIA DE ANDRADE MENEZES (Relator) | |
Modalidade | Pôster |
Área | Educação, política e vulnerabilidade social |
Tipo | Monografia |
Resumo |
|
Este trabalho visa identificar e descrever as principais tendências pedagógicas e a importância da metodologia da problematização pelo enfermeiro-educador. Foram encontrados 55 artigos sobre a temática pesquisados na base de dados do SCIELO e BIREME, sendo que inicialmente fez-se a leitura dos resumos, 38 artigos foram excluídos por não estarem inseridos na temática, assim fizeram parte do estudo 17 publicações as quais foram lidas na íntegra . Identificou-se que ainda é prevalente pedagogias com visão passiva na prática de ensino da enfermagem, porém, uma vontade grande de renovação por parte dos enfermeiros que trabalham na área de docência. Refletindo assim a necessidade de uma educação permanente para estes profissionais e o apoio no aprofundamento didático pedagógico. O método da problematização é uma proposta capaz de melhorar o desempenho do aprendiz, por exigir um pensamento crítico-reflexivo. Este estudo possibilita também a compreensão do arco da problematização de Charles Maguerez e sua aplicação no processo de ensino aprendizagem em enfermagem. |