Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autores
RONNY ANDERSON DE OLIVEIRA CRUZ (Relator)
ANGELA AMORIM DE ARAÚJO
MARTA MIRIAM LOPES COSTA
PATRÍCIA SIMPLÍCIO DE OLIVEIRA
VANESSA CALIXTO VERAS SANCA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As Escolas Estaduais de Educação Profissional funcionam em tempo integral onde o aluno se dedica ao Ensino Médio pela manhã e no período da tarde ao curso técnico em enfermagem. Conseguir manter uma estratégia pedagógica que possa atingir o público adolescente perpassa além de um ambiente favorável a opção pelo método mais eficaz. Com isso, justifica-se a escolha por estratégias que possam gerar reflexão e consequentemente mudança. OBJETIVOS: Refletir acerca dos desafios e potencialidades no contexto da formação técnica em enfermagem integrada ao ensino médio. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da docência no curso técnico em enfermagem de uma escola de educação profissional do estado do Ceará durante o período de janeiro de 2010 a janeiro de 2015, com alunos na faixa etária de 14 a 17 anos. RESULTADOS: A formação de adolescentes costuma ser desafiadora, e deve ser baseada de modo construtivista e proposta por superação de desafios, resolução de problemas e construção de um novo conhecimento. A aprendizagem significativa, por tratar-se de um processo cognitivo corrobora para que o fator que mais influencie na aprendizagem seja aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. O currículo deve estar voltado para o desenvolvimento de princípios éticos e políticos, para os aspectos de participação e integração com a comunidade, capaz de desenvolver no aluno as competências necessárias à vida e ao exercício da Cidadania. No que concerne a avaliação, considera-se como um processo contínuo e cumulativo, tendo as funções diagnóstica, formativa e somativa integrada ao processo ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Para atender as exigências do mercado, espera-se que o profissional técnico de enfermagem possua tantos conhecimentos técnicos e científicos competentes às suas atribuições, quanto habilidades para ser proativo e cooperativo. A melhoria da educação no ensino médio em enfermagem depende dos esforços de cada um dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem já que são escassos os estudos que tratam do enfermeiro em atividade docente no ensino profissionalizante. Apesar das peculiaridades no ensino profissionalizante na adolescência, a energia e disposição podem e devem ser direcionados para construção de uma assistência mais humana, social e que possa ultrapassar as paredes das escolas.