Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM DESAFIOS DO NOVO PARADIGMA
Autores
FRANCISCO EDUARDO FIGUEIREDO (Relator)
MARIA HEVELMA LEONEL JACÓ
CICERA BARBOSA DE SOUZA
WANDERSON LIMA FORMIGA
ADRIANA DE MORAES BEZERRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
A Educação à Distância (EAD) existe no Brasil, e em outros países, e se se apresenta como um modelo inovador, tecnológico e eficaz de se fazer educação. O curso de graduação em enfermagem como curso da área da saúde, apresenta uma carga horária e habilidade que não vai ao encontro da proposta da EAD. Mesmo assim, no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) aprovou a existência dessa modalidade no que tange à enfermagem motivo de debates e discussões. Este trabalho tem como objetivo principal estudar os desafios frente aos cursos de graduação em enfermagem à distância. Trata-se de pesquisa bibliográfica e explicativa. Foram pesquisadas na base de dados LILACS, concomitantemente os descritores: Educação à distância, graduação e educação em enfermagem. Critérios de inclusão foi espaço temporal entre 2010 e 2014, textos completos em língua portuguesa, encontrou-se 12 e analisou-se 10 artigos de periódicos. Também foi consultado site do Cofen e MEC. A pesquisa se deu no mês de junho de 2015. O estudo aponta que o modo EAD tem contribuído bastante, inclusive ajudando aos profissionais se aprimorarem, contribuindo na educação permanente como é o caso dos mini cursos à distância. Os educandos e professores dessa modalidade também se mostram, segundo o estudo, muito satisfeitos, pois é uma maneira de adaptar a vida cotidiana e a distância geográfica à realidade acadêmica. A Categoria da enfermagem e pesquisadores da educação na categoria questionam a existência da modalidade EAD na profissão, visto que esse modelo de ensino reduz o tempo e a qualidade, prejudicando o futuro profissional. Problemas são apontados quanto à mercantilização da educação sem levar em consideração a necessidade desse profissional no mercado de trabalho. Dos artigos selecionados, 95% apontaram serem suficientes os cursos presenciais para suprir a necessidade de vagas de enfermeiro na sociedade. Conclui-se que a discussão em torno da graduação à distância em enfermagem deve ser retomada com ênfase. Salienta-se que, não é propor uma postura radical em torno da EAD, pois a mesma é muito relevante na categoria em formas de curso, mas questionar a qualidade desse tipo de modelo para a formação de futuros enfermeiros e inserção destes, no mercado de trabalho.