Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO POPULAR UM SAÚDE: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE COMUNIDADES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORECIDAS
Autores
ADALBERTO FORTES RODRIGUES JUNIOR (Relator)
PHELLYPE KAYYAÃ DA LUZ COREN
DIEGO DE SOUSA PONTES
NAYANA SOARES CUNHA
FRANCISCA ROUSE LUZ GONÇALVEZ
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação, como prática essencialmente humana, é um instrumento de intervenção na realidade que deve estar acima de qualquer transmissão de saberes, centrando-se na criação de um ambiente de compartilhamento propício para a formação humana. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de uma oficina educativa para capacitação e empoderamento de uma comunidade de pescadores para adoção de medidas preventivas para controle da tuberculose. METODOLOGIA: A oficina estava inserida no contexto do projeto de extensão financiado pela UFPI/PIBEX intitulado: Saúde Sem Fronteiras: Ações De Promoção da Saúde para Prevenção e Controle da Tuberculose na Comunidade Manga-Ma. O projeto envolveu 09 discentes e 02 professores especialistas que supervisoram e coordenaram os discentes acima citados. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A comunidade foi escolhida em função das precárias condições socioeconômicas em que a mesma está inserida, bem como pela dificuldade de acesso dos moradores aos serviços de saúde e por fim, pelo isolamento geográfico tendo em vista que a mesma esta localiza a mais 600 km da capital São Luís sendo dificultoso por tanto a transferência de recursos humanos e matérias para a comunidade . Para atingir o objetivo de capacitação e empoderamento, desenvolve-se oficinas educativas paltadas em um linguajar acessível para melhor compreensão da mensagem do projeto: “prevenção da TB”, optando-se para tal “transmissão” educativa o teatro pois, este, quando bem trabalhado se constitui uma ferramenta de tecnologia leve de importância para capacitação dos assistidos. O teatro abordou a história de uma família que apresentava um paciente portador de Tuberculose o qual apresentava inúmeros fatores de risco: alcoolista, baixa renda, residente de uma casa muita aglomerada e sem higienização adequada, não vacinada e que apresentava sinais e sintomas de tuberculose onde se negava a comparecer ao posto médico. Feita a apresentação teatral, a equipe observou que os ouvintes compreenderam quais eram os fatores de risco apresentados pela peça bem como os sinais e sintomas clínicos que um portador de TB apresenta. RESULTADOS: Pode-se validar o teatro como importante ferramenta de ensino aprendizado na promoção da saúde de comunidades desfavorecidas pelo seu baixo custo, por ter favorecido o conhecimento global sobre fatores de risco, sinais e sintomas de um portador de TB, tratamento e atitudes preventivas.