Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título IMPLEMENTAÇÃO DE UM CICLO DE MELHORIA DA QUALIDADE NO CUIDADO AOS PACIENTES DIABÉTICOS NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
SABRINNA FERNANDA DE ANDRADE ARRUDA (Relator)
AMANDA HAISSA BARROS HENRIQUE
JANICE DE SOUSA LACERDA
SUZANA SANTOS DA COSTA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A incorporação dos cuidados preconizados para o Diabetes Mellitus (DM) tem sido subutilizada na maioria dos panoramas clínicos, devido principalmente à fragmentação do atendimento, duplicidade de serviços, inadequação nas informações clínicas e enfraquecimento nos modelos para atendimento de doenças crônicas. Nesse contexto, a busca por qualidade pela enfermagem através dos ciclos de melhoria (análise do problema, avaliação e intervenção) tem se tornado prioridade técnica e social dos serviços de saúde. OBJETIVO: relatar a realização de um ciclo de melhoria da qualidade da assistência aos diabéticos em uma unidade básica de saúde. MÉTODOS: estudo qualitativo, de caráter descritivo, tipo relato de experiência, referente a implementação de um ciclo de melhoria realizado entre outubro de 2014 e junho de 2015 na Unidade Básica de Saúde Nordeste I, localizada na zona urbana de Guarabira-PB. RESULTADOS: Na primeira etapa, a análise da oportunidade de melhoria, seguiram-se os seguintes passos: dimensionamento do problema; identificação, classificação e priorização das causas e decisão sobre a continuação do ciclo. Para tanto foram realizados a técnica de grupo nominal e o diagrama de Ishikawa para análise minuciosa do problema. No segundo momento, foram elaborados onze critérios ou indicadores de qualidade concernentes com as evidências cientificas atuais para assistência em DM, que foram analisados quanto as validades facial, de conteúdo e de critério e calculadas as confiabilidades através do Índice de Kappa. Após a elaboração das unidades de estudo e avaliação dentro do serviço, foi gerado o Diagrama de Pareto para apresentação dos dados obtidos e identificação dos defeitos de qualidade, onde observou-se que o principal problema era o alto índice de complicações relacionadas a DM, entre elas as amputações, devido a inexistência de exame clinico dos membros inferiores e identificação precoce de lesões. A partir disso, foi possível organizar o planejamento das intervenções através do Diagrama de Afinidades e do Diagrama de Gantt nas das linhas estratégicas: organização do serviço, sistematização da assistência e capacitação dos profissionais da equipe. CONCLUSÃO: Os ciclos de melhoria são importantes ferramentas dentro da gestão de qualidade dos serviços de saúde, possibilitando a enfermagem instrumentos para promoção da melhoria dos serviços oferecidos ao paciente diabético, assim como o desenvolvimento de ações referentes à prevenção dessa doença.