Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título MUDANÇAS OCORRIDAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ROMPIMENTO COM OS MODELOS TRADICIONAIS DE ENSINO
Autores
JESSICA RODRIGUES BRITO (Relator)
KERMA MÁRCIA DE FREITAS
ILDERNANDES VIEIRA ALVES
ANTONIA LUANA DIÓGENES
DIEGO ALVES LIMA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
O ensino da enfermagem desde sua institucionalização vem enfrentando diversos desafios, dentre eles aparecem, o rompimento com está ótica de um cuidar desprovido do olhar crítico e reflexivo, embasado apenas na técnica. Escolas de enfermagem de todo o país procuram adotar medidas e repensar suas formas de ensino na tentativa de se adaptar ao que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se analisar a produção científica sobre as mudanças ocorridas na formação em enfermagem, no Brasil, entre os anos de 2011 a 2014. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do ano 2014, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, teve como critérios de inclusão: trabalhos publicados na íntegra, em língua portuguesa, em formato de artigo científicos, publicados no período de 2011 a 2014. Após os filtros restaram 23 estudos os quais foram analisados. Após leitura criteriosa obteve-se uma visão abrangente da temática mudanças na jornada evolutiva da graduação em enfermagem, sendo elas: a inclusão de disciplinas sociais; mudança do pensamento tecnicista para o holístico; participação da comunidade acadêmica; Instituições de Ensino Superior preparadas para acolher sujeitos diferenciados por gênero, cultura, religião, entre outros; rompimento com os modelos de rigidez e autoritarismo na formação; matriz curricular para se adaptar as exigências das novas diretrizes com a inclusão de disciplinas como a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde Ambiental, Teorias e Processo de Enfermagem, Saúde Mental, Ética, Liderança e Gerenciamento na Enfermagem; pesquisa e extensão saindo do polo centrado no professor para centralização da aprendizagem; cenários de estágio não são mais em sua totalidade na área hospitalar; e por último a dificuldade de muitos acadêmicos em entender as mudanças. O estudo em questão, mostrou como o ensino da enfermagem avançou ao longo dos anos, conseguiu abordar as novas faces do ensino, que procuram acompanhar as mudanças da sociedade e logo o aprimoramento necessário do cuidado que deve ser desenvolvido pelo aluno no decorrer de sua formação.