Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CENÁRIOS VIRTUAIS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA APOIO DA PRÁTICA CLÍNICA
Autores
CAMILA PAMELA BACELAR BARBOSA (Relator)
LUIZ MIGUEL PICELLI SANCHES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) na Enfermagem, é uma estratégia pedagógica promissora e atraente. São ambientes que favorecem o processo de construção do conhecimento e interação entre alunos, professores e tutores, enriquecendo o compartilhamento de ideias e permitindo uma aprendizagem dinâmica e colaborativa. É possível ampliar o espaço físico da sala de aula como espaço de aprendizagem e as diferentes formas de interação, constituindo-se, assim, as redes de aprendizagem. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo através de tecnologias móveis para apoiar a prática clínica dos alunos de graduação em enfermagem, que executam aulas práticas em hospitais ou serviços de saúde. Trata-se de um estudo metodológico e descritivo, com aspectos quali-quantitativos. Foi elaborado uma revisão da literatura sobre o tema, levando seus principais pontos e questionamentos para a elaboração do protótipo. Em seguida foi realizado reuniões cientificas, para discutir assuntos pertinentes a elaboração do protótipo. A coleta de dados foi realizada com 30 estudantes do 4 ao 8 período da Universidade Federal de Pernambuco, do curso de enfermagem. A discussão do protocolo de uso da ferramenta para o aplicativo foi feita através de gravações dos áudios das reuniões com os alunos fazendo um backup através da aplicação de questionários com a mesma ideias das discursões. Tendo encerrado a coleta de dados, aconteceram reuniões para planejamento dos objetos de aprendizagem que incluem o roteiro e seleção dos temas, assim como a revisão bibliográfica e a elaboração de um protótipo do aplicativo. Após a finalização da pesquisa, contatou-se que os assuntos de maior dificuldade encontrado pelos alunos são: anamnese (ausculta do sistema respiratório, identificação dos focos cardíacos), curativos (tipos de curativos), administração de medicações (cálculo de medicações e as vias), paramentos dos sinais vitais, evoluções, termos técnico e diagnósticos de enfermagem. Tendo em vista todas essas dificuldades, os discentes sugeriram alguns requisitos para o aplicativo como :vídeos, imagens, textos e áudios. Os resultados da pesquisa intensificam a necessidade da aplicabilidade da informática na educação em enfermagem, permitindo que os professores e alunos utilizem as novas tecnologias em sua prática acadêmica, possibilitando uma melhor compreensão do conhecimento teórico-prático.