Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A MONITORIA ACADÊMICA COMO ALICERCE NA CONSTRUÇÃO DE UM PROFISIONAL OMNICIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CLAUDENISA MARA DE ARAÚJO VIEIRA (Relator)
LEÂNIA TEIXEIRA ALEXANDRE
NIKAELLY PINHEIRO MOTA
JOSÉ EVALDO GMES JÚNIOR
NUNO DAMÁCIO DE CARVALHO FÉLIX
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Sabe-se que a competência e a responsabilidade de transmitir o conhecimento adquirido, se mostram como habilidades complexas que necessitam de intensa doação para que possa alcançar seus verdadeiros anseios. Sendo assim, o acadêmico monitor necessita cada vez mais aprimorar seus conhecimentos acerca de sua disciplina, buscando constantemente uma compreensão mais completa no tocante ao assunto. Dessa forma, a relevância do trabalho em questão consiste na busca por elucidar acerca da importância da monitoria na formação de um profissional qualificado, demostrando a contribuição de tal prática na vivência profissional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo explanar a importância da monitoria acadêmica no estabelecimento de profissionais mais capacitados. Trata-se de estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica do curso de enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, sendo a mesma monitora da disciplina de Patologia Humana no período de 2014 a 2015, tendo como público alvo alunos do terceiro semestre de enfermagem. Na oportunidade foram desenvolvidas aulas semanais de acordo com a disponibilidade dos alunos, nas quais abordava-se o assunto já contemplado pelo professor sanando todas as dúvidas possíveis, além do desenvolvimento de aulas explicativas e discussão acerca do tema. Nota-se que lidar com os demais alunos sabendo impor e repassar com clareza o conhecimento prévio consiste em um desafio onde situações como nervosismo e timidez devem ser superadas. A priori, percebe-se que há uma descrença por parte dos estudantes no monitor, contudo à medida que se estabelece um momento dinâmico no qual o monitor demonstra seu comprometimento com a aprendizagem dos demais ganha-se a confiança e respeito de todos. São muitos os empecilhos encontrados, de forma especial a sobrecarga advinda de tal responsabilidade, porém os frutos também são concretos, prioritariamente quando se percebe que a monitoria foi imprescindível para o bom desempenho dos alunos. Diante do exposto, percebe-se que através da monitoria o estudante aprimora-se na finalidade de corresponder as expectativas impostas por si e por seus alunos. Sem dúvida alguma, ressalta-se que monitoria é uma vivência primordial e enriquecedora na formação de um profissional qualificado, onde o acadêmico pode superar muitos de seus medos reconhecendo-se como um instrumento facilitador no processo de aprendizagem.