Introdução: o uso de mecanismos tecnológicos efetivos na aprendizagem de conteúdos científicos para profissionais de saúde não é habitual, no entanto, quando aplicados evidenciam consequências vantajosas. Objetivo: avaliar a contribuição da aplicação de vídeos educativos para profissionais de saúde com vistas a práticas efetivas na promoção da saúde do idoso. Método: Estudo quantitativo, de caráter descritivo comparativo do tipo antes e depois, realizado com 12 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Teresina-PI. Foram coletados dados sociodemográficos e educacional a partir de instrumento adaptado. Os profissionais responderam os instrumentos antes e depois da aplicação dos vídeos exibidos em sessões com 14 minutos de duração. A análise estatística deu-se por meio do teste de Wilcoxon. Resultados: A utilização de mídias educativas em saúde mostrou-se efetiva na contribuição ao conhecimento do enfermeiro, visto a melhora significativa nos índices de acertos (p˂0,05) relativos às temáticas abordadas no âmbito da prevenção e promoção da saúde do idoso, independendo do perfil sociodemográfico e educacional dos participantes. Conclusão: a aplicação de vídeos educativos contribui para os conhecimentos sobre a promoção do envelhecimento ativo para o idoso e prevenção de doenças crônicas por profissionais de enfermagem, junto à necessidade de qualificação do profissional com saberes que possam ser impulsionados e aperfeiçoados para atender a essa nova demanda na saúde. |