Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título RECEPTIVIDADE DE CRIANÇAS FRENTE Á AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS
Autores
VALERIA GOMES FERNANDES DA SILVA (Relator)
JANAÍNA MIRANDA BEZERRA
ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
YÊDA SILVA SANTOS
PAULA GABRIELLE GOMES CANDIDO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Quando o assunto é educação infantil, a delicadeza e o cuidado se tornam ferramentas indispensáveis na relação educador/criança. Assim, é imprescindível identificar o comportamento dessas crianças referente à aceitação em aprender e a se envolver com temas voltados ao cuidado com a saúde. Este estudo teve por objetivo relatar a receptividade das crianças frente às ações de educação em saúde em uma escola pública municipal, por meio de atividades realizadas por extensionistas. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, vivenciado por acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no decorrer do desenvolvimento das ações do projeto de extensão intitulado PARCERIA POSITIVA: saúde e escola na promoção de saúde, vinculado à Pró Reitoria de Extensão-PROEX/UFMA pelo edital PROEXT/UFMA 2013, no município de Imperatriz, MA. As palestras foram adaptadas à linguagem das crianças, enfatizando a importância de cada tema e, sobretudo os cuidados com a saúde. Assim, por se tratar de temas que fogem a rotina habitual de conhecimento das mesmas, sentimento de curiosidade, atenção foi despertada instantaneamente, curiosidades e questionamentos se estenderam no decorrer das ações. A receptividade das crianças diante das ações foi positiva e satisfatória, tornando ainda mais claro que o ambiente escolar constitui um âmbito favorável para as práticas de saúde, onde os resultados são favoráveis para as crianças que adquirem conhecimentos para o seu pleno desenvolvimento e crescimento que vão refletir e melhorar a qualidade de vida. No entanto, os obstáculos da educação em saúde para crianças existem e se tornam barreiras quando o profissional não é capacitado e preparado para lhe dá com esse tipo de público. Além disso, o comportamento indisciplinar, a imprevisibilidade dos alunos, a necessidade de alteração das estratégias utilizadas pelos extensionistas no planejamento das ações subitamente constituíram os principais desafios dos mesmos, e se não observados e lidados com cautela, podem interferir de forma negativa na recepção do conhecimento das crianças. Portanto, perceber e analisar o comportamento dos alunos se torna fundamental para avaliação dos métodos utilizados durante as ações como também, a escolha da didática adequada, para que eles como principais beneficiados possam absorver com sucesso o conhecimento a cerca dos temas em saúde oferecidos.