Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MIKAELLE YSIS DA SILVA (Relator)
JULIANY MOREIRA FERREIRA
ANNA POLIANNA BATISTA FERREIRA MARQUES
DEIVIANE LUCIO FERNANDES
RIANI JOYCE DE NEVES NOBREGA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência pode ser compreendida como um período de transição entre a infância e a fase adulta, sendo marcada por inúmeros conflitos e por impulsos do desenvolvimento físico, mental, sexual e social, além de ser repleta de transformações físicas e biológicas. OBJETIVO: Esclarecer as transformações decorrentes desse período aos alunos do primeiro ano de uma instituição de ensino médio do município de Iguatu - CE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Sendo este realizado em uma instituição de ensino da rede pública do município de Iguatu-CE, no período de Março a Maio de 2015. Sendo os sujeitos do estudo 40 alunos do primeiro ano do ensino médio. Na instituição vigente foi realizada uma educação em saúde, tendo como temática principal adolescência e puberdade, englobando os diferentes aspectos que ocorrem durante este período, como também as alterações fisiológicas e hormonais, assim como as mudanças de papéis, ideias e atitudes. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Observou-se através dessa vivência que os adolescentes participantes da ação em questão possuíam certo grau de conhecimento prévio acerca da temática, porém de forma restrita e superficial. Na perspectiva de esclarecer as principais transformações decorrentes do período da adolescência, inicialmente foi abordado à temática por meio de uma discussão permeada por uma palestra, sendo abordado sobre os diferentes aspectos da adolescência, a puberdade, as principais alterações decorrente desse processo, os estágios de Tanner e as mudanças de papéis, ideias e atitudes. Posteriormente utilizou-se como estratégia uma dinâmica que consistia em perguntas que buscavam envolver os assuntos da temática em questão, sendo colocadas dentro de uma bexiga e esta era passada entre os adolescentes ao som de uma musica aleatória. Quando a música fosse pausada o aluno que estivesse com a bexiga teria que estourá-la e responder a pergunta, caso não soubesse está seria respondida por uma das acadêmicas palestrantes. Tendo a dinâmica como finalidade avaliar se houve a compreensão precisa e se os anseios foram eliminados. CONCLUSÃO: Portanto, através da realização dessa prática educativa, evidenciou-se um compartilhamento de saberes vivenciados pelos indivíduos envolvidos, sendo possível a construção de conhecimentos ao longo da discussão. O estudo pretende trazer contribuições para o ensino, à assistência e a pesquisa através das experiências vivenciadas.