Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANNIELY RODRIGUES SOARES (Relator)
LEILIANE TEIXEIRA BENTO FERNANDES
DANIELE DE SOUZA VIEIRA
NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE BRITO SANTOS
ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Visando romper com o modelo médico-hospitalocêntrico, foram implantadas no SUS práticas de Atenção Primária à Saúde que tem como função central no sistema nacional de saúde, a integração de um processo permanente de prevenção, promoção, cura e reabilitação, tendo a educação em saúde como estratégia importante neste processo. A educação em saúde pode ser realizada por meio de metodologia de sala de espera, entretanto, ainda tem representado um desafio para os profissionais da área. Assim, este estudo objetiva relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante a implantação e avaliação de ações de educação em saúde na sala de espera de uma Unidade Integrada de Saúde da Família em João Pessoa-Paraíba. Trata de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido em outubro de 2011 e reavaliado em maio de 2014, em uma Unidade Integrada de Saúde da Família, localizada em João Pessoa – Paraíba. Foram realizadas quatro ações de educação em saúde em sala de espera da referida unidade no período de um mês, com a participação das acadêmicas e de profissionais de saúde. As temáticas abordadas foram: direitos da mulher no SUS, exame de citologia oncótica e a visita ao ginecologista, higiene bucal e comportamentos que promovem boa qualidade de vida, conforme estabelece o HiperDia. Nestes momentos pôde-se perceber a relevância e as limitações de conhecimento dos usuários acerca das temáticas, o que contribuiu para atrair a atenção dos mesmos. Diante disto, foi mantido o contato com os profissionais por um mês, para acompanhamento da permanência das atividades, cujas informações davam conta de que a sala de espera continuou sendo implementada na rotina da unidade, sendo realizada pelos ACS. Entretanto, após três anos, com o retorno das acadêmicas a esse campo durante o Estágio Supervisionado foi possível perceber que essa prática perdeu-se no tempo. Assim, as atividades de educação em saúde na sala de espera para os usuários da Unidade de Saúde da Família possibilitaram distração, educação, diálogo, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências com os usuários à espera do atendimento. Porém, não foram continuadas na unidade de saúde pelo excesso de atividades e rotatividade dos profissionais.