Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LUAN RODRIGUES TEIXEIRA (Relator)
LAERNE LUCAS OLIVEIRA SILVA
PAULO VIDAL ALVES JÚNIOR
RAWITSHER FERNANDES CINTRA
RIANI JOYCE NEVES NÓBREGA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é um processo devidamente regulamentado e deve estar presente nas instituições de ensino superior, desempenhando um papel de preparação para uma possível docência, assim como auxiliar o acadêmico de enfermagem na construção do processo ensino-aprendizagem presente constantemente na profissão. O programa proporciona bastante conhecimento além de vivências práticas acerca do magistério em enfermagem, tendo considerável importância na formação acadêmica desses estudantes. OBJETIVO: Relatar a experiência proporcionada a um estudante de enfermagem no programa de monitoria universitária. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca do programa de monitoria da disciplina Histologia e Embriologia Humana, proporcionado pela Universidade Regional do Cariri. As aulas foram idealizadas seguindo um quadro programático com os conteúdos abordados em sala de aula pelo professor da disciplina. Para a realização da mesma, foram utilizados recursos audiovisuais como projetor, além de vídeos, dinâmicas e trabalhos que proporcionaram uma melhor compreensão a respeito dos conteúdos propostos. A monitoria foi aplicada em três turmas do primeiro semestre do curso de enfermagem, compreendendo o período de maio de 2014 a junho de 2015. RESULTADOS: As experiências alcançadas durante o processo de monitoria manifestaram suma importância, pois através desta, pôde-se adquirir desenvoltura em sala de aula e imensurável conhecimento acerca da disciplina, além de uma postura satisfatória. Conforme o andamento do programa, o monitor tem a oportunidade de desenvolver os seus próprios métodos de ensino com o auxílio do professor, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica reflexiva. Contudo, algumas dificuldades foram evidenciadas como, por exemplo, a carência e dificuldade em conseguir recursos necessários para a melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos que compareciam à mesma, porém, mesmo com as dificuldades enfrentadas, o programa de monitoria proporcionou momentos bastante gratificantes e enriquecedores. CONCLUSÃO: A monitoria acadêmica tem fundamental importância no âmbito universitário, de modo que, proporciona a oportunidade do aluno desenvolver sua capacidade de trabalho em docência, assim como amplificar a sua habilidade em educação em saúde nos mais diversos âmbitos da enfermagem. Entretanto, as universidades muito ainda precisam investir para que haja uma completa satisfação no desenvolvimento do programa.