Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA DOENÇA RENAL CRÔNICA
Autores
PAULA VITÓRIA COSTA GONTIJO (Relator)
BRUNO COSTA SILVA
PAULO ROBERTO DA SILVA RIBEIRO
VIVIAN APARECIDA MAIA FERREIRA GUIMARÃES
LORENA FRANCO MESQUITA LIMA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela falência dos rins de forma lenta, progressiva e irreversível, sendo uma condição clínica, resultante de múltiplos processos patológicos. Dessa forma, pode-se prever um número cada vez maior de pacientes renais crônicos na prática da politerapia medicamentosa. A educação em saúde é um artifício que promove o conhecimento da realidade, e, consequentemente, autonomia para o cuidado, contribuindo para o uso racional de medicamentos. Este trabalho objetivou informar 146 pacientes portadores de DRC em hemodiálise (HD) atendidos na Clínica de Nefrologia de Imperatriz – MA sobre a ação dos medicamentos e corroborar para o uso adequado dos mesmos. Para tanto, entre maio e junho de 2015, os indivíduos foram entrevistados a fim de avaliar o perfil sociodemográfico e a concepção dos pacientes sobre os processos farmacocinéticos. Com base nestas informações, foi elaborada a palestra intitulada “O que o organismo faz com os medicamentos”, que foi ministrada durante as seções de HD e com duração de 20 minutos. Posteriormente, foi realizado um debate sobre a temática abordada. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, sob parecer 056/2012. A maioria dos pacientes é do sexo masculino (59,6%), com idade inferior a 60 anos (66,4%), com ensino fundamental incompleto (51,4%) e com renda mensal de até 2 salários mínimos (84,2%). Quando os pacientes foram indagados sobre o que o organismo faz com os medicamentos, a minoria apresentou relatos adequados, entretanto incompletos, tais como, “É distribuído através do sangue”, “Faz o mesmo caminho que é pra eliminar os alimentos”, mas a maioria dos entrevistados apresentou relatos errôneos e/ou distorcidos, tais como “Ele desmancha dentro da gente” e “Não sei”. Verificou-se que os pacientes apresentavam grandes deficiências de conhecimento a respeito dos processos farmacocinéticos, principalmente sobre a excreção renal de fármacos. A realização das palestras possibilitou aos entrevistados o esclarecimento de suas dúvidas, bem como a elucidação dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos pelo organismo. Assim, observou-se que as atividades de enfermagem desenvolvidas neste trabalho foram de suma importância para identificar lacunas no conhecimento dos pacientes, bem como planejar e desenvolver ações educativas para promover o uso adequado de medicamentos.